Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Sem público, Expointer terá quatro canais de transmissão

Governador Eduardo Leite (D) e secretário Covatti Filho (E) detalharam como será a Expointer em formato inovador

A maior feira agropecuária da América Latina não vai passar em branco no calendário deste ano. Lançada nesta segunda-feira, 31, com o nome de Expointer 2020 Digital, esta edição, que ocorrerá de 26 de setembro a 4 de outubro, promete ser lembrada como o maior e mais moderno evento do agronegócio em plataformas digitais já realizado no Brasil.

O formato inovador foi apresentado em transmissão ao vivo nas redes sociais com participação do governador Eduardo Leite e do titular da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Covatti Filho, além da presença, por vídeo, dos secretários Marco Aurelio Cardoso (Fazenda), Arita Bergmann (Saúde) e Otomar Vivian (Casa Civil) e de representantes de entidades copromotoras e patrocinadores.

LEIA MAIS: Versão digital da Expointer será apresentada nesta segunda-feira

Publicidade


“Quem lida com agronegócio já enfrenta as intempéries e, aliás, começou o ano enfrentando uma grande estiagem, mas estamos aqui hoje, participando de mais uma Expointer, e os produtores celebram as suas próprias façanhas, superando as dificuldades. Agora que a pandemia, infelizmente, não nos permite estarmos juntos no parque Assis Brasil, partimos para o que a tecnologia nos proporciona, que é nos aproximarmos e nos conectarmos virtualmente para que possamos divulgar as nossas potencialidades e celebrar negócios, movimentando a nossa economia a partir do agronegócio”, disse o governador.

Leite destacou, ainda, que esta edição histórica da feira será realizada justamente no ano em que a casa oficial da Expointer, em Esteio, completa 50 anos. “O Parque de Exposições Assis Brasil que, ao longo dos seus 50 anos, recebeu milhares de visitantes, hoje não recebe visitas, mas vai visitar a cada um através do mundo virtual. E com a ajuda da tecnologia, vai alcançar as diferentes frentes em que a Expointer atua, agricultura familiar, maquinário, inovações e avançada genética, tudo na casa e no escritório de quem lida com agronegócio, a partir da internet”, afirmou o governador.

Conforme o secretário da Agricultura, o modelo da Expointer 2020 Digital será híbrido: ao mesmo tempo em que vai oferecer atividades presenciais no parque, respeitando todos os protocolos de saúde e distanciamento social por causa da pandemia, terá transmissão integral e ao vivo em uma plataforma digital exclusiva do evento, disponível em www.expointer.rs.gov.br (o site está em atualização).

Publicidade

“Será a primeira Expointer on-line da história e vai criar novas possibilidades de negócios, ampliando a rede de contatos dos produtores, indústria e todos os demais segmentos do agronegócio”, disse Covatti.


Segundo os organizadores, com ajuda da tecnologia, a Expointer 2020 Digital viabilizará negócios de forma moderna e ágil em âmbito regional, nacional e pelo mundo todo. A exposição de máquinas agrícolas já começou no último final de semana. Segundo o Sindicato da Indústria de Máquinas e Implementos Agrícolas no Estado (Simers), a plataforma on-line criada pela entidade (www expointerdigitalagro.com.br) já recebeu mais de 4 mil clientes e com origem em 10 países além do Brasil.

LEIA TAMBÉM: Governo e entidades decidem cancelar a Expointer 2020

Publicidade

As atividades tradicionais da Expointer, como competições, entre as quais o Freio de Ouro, apresentações e leilões, serão realizadas de forma presencial, sem a participação de público visitante e observando os protocolos de saúde, mas transmitidas integralmente pela internet.

“É uma das únicas feiras da América Latina que se realizará com todos os cuidados sem presença de público neste ano de 2020. É um formato seguro que mostra a força e a pujança da Expointer e de todos que fazem o evento. Afinal, é muito mais do que uma exposição agropecuária, é um patrimônio do RS”, pontuou Leonardo Lamachia, presidente da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac).

Um dos espaços oficiais mais visitados da feira, o Pavilhão da Agricultura Familiar também terá inovação. Os agricultores poderão expor seus produtos no local, mas gerar negócios em vendas on-line e em salas de negociação. Com uma vitrine que extrapola o espaço do Assis Brasil, os clientes poderão ir buscar seus produtos no parque, em um sistema inovador de drive-thru, sem sair do carro, ou pedir telentrega.

Publicidade

“A Expointer Digital nunca vai substituir o contato pessoal no parque e o aperto de mão por celebrar um negócio, mas tenho certeza que será um sucesso e em 2021 vai se agregar ao formato presencial, multiplicando a força e o potencial da nossa feira”, afirmou o prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal.

Veja alguns dos recursos inéditos da Expointer Digital:

Quatro canais de TV web
Desenvolvida exclusivamente para a Expointer 2020, a plataforma de transmissão ao vivo do evento conta com quatro canais de TV web, que exibirão todos os conteúdos de interesse dos produtores e a programação dos nove dias da exposição.

Publicidade

Canal Expointer Digital: vai exibir toda a programação, com as provas técnicas, leilões, agendas de acontecimentos, debates, entrevistas e muita informação para quem vive o agronegócio e também para o público em geral (que este ano não terá acesso ao parque por causa da pandemia), em conteúdos também veiculados em telejornais e boletins produzidos por equipes de reportagem.

Canal do Agro: envolverá o universo do agronegócio em todas as suas nuances, mostrando as novidades tecnológicas, o contexto do plantio, dos maquinários e implementos agrícolas, dos mercados, a pesquisa e os avanços científicos ligados ao mundo rural.

Canal da Pecuária: abordará tudo que envolve a criação das raças exibidas na Expointer, com participação de produtores e especialistas ligados ao segmento. Além dos animais expostos na feira, o canal exibirá leilões, lançamentos, provas técnicas e de morfologia, competições e outras atividades, com muita informação em debates e entrevistas voltados para os produtores.

Canal Shows: exibirá as apresentações artísticas da programação da feira, em lives com dezenas de grupos musicais.

LEIA TAMBÉM: Semana Farroupilha não terá desfile e cada CTG organizará as comemorações


Agricultura familiar
Além de um espaço físico especial no parque, os pequenos produtores de estrutura familiar terão um ambiente virtual de negócios na plataforma. Lá estarão seus produtos organizados e expostos com fácil visualização, podendo viabilizar negócios com pedidos de compra via WhatsApp com possibilidade de entrega em domicílio (telentrega) ou busca no parque (pegue-leve).

Respeitando as regras de distanciamento social, foi montada uma estrutura tipo drive-thru para que os compradores retirem seus produtos sem sair dos carros e sem contato físico com os entregadores.

Indústria de máquinas
Neste ano, não haverá exposição de máquinas e implementos agrícolas, mas o setor também terá espaço na Expointer 2020 Digital para comercialização e lançamento de seus produtos. A exposição virtual organizada pelo Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no Rio Grande do Sul (Simers) já começou no último sábado, 29.

No portal, produtores rurais podem se conectar com vendedores de máquinas e implementos de forma fácil sem sair de casa. As vendas pela plataforma seguem até o dia 6 de setembro. Depois, o endereço continuará disponível, com os contatos das empresas.

Ao lado do governo do Estado, as entidades copromotoras da Expointer são Farsul, Febrac, Fetag, Ocergs e Simers, além da prefeitura de Esteio.

LEIA MAIS: Cancelamento de eventos agrava crise no setor da agricultura familiar

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.