Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Carteira de motorista

Detran fará força-tarefa para agilizar provas práticas

Candidatos que realizam processo de primeira habilitação, inicialmente, tinham prazo de um ano para concluir todas as etapas

A partir da primeira quinzena de outubro, o DetranRS instituirá uma força-tarefa de provas práticas, com previsão de atuação por 90 dias. Atualmente, há cerca de 103 mil candidatos com processo de habilitação em andamento e que concluíram a fase das aulas. São 43 mil em condições de fazer a prova teórica e 60 mil a prática.

Nesse período, servidores do quadro que atuam em atividades internas, mas que têm formação para exercício de examinador de trânsito, serão remanejados para a função, aumentando a capacidade de atendimento para as provas. A expectativa é que, com a força-tarefa, a oferta de vagas seja ampliada em todo o Estado.

LEIA TAMBÉM: Licenciamento de veículo deixa de ser impresso em papel moeda nesta sexta

Publicidade

Prazo
O prazo para que o candidato conclua seu processo de habilitação foi estendido de 12 para 18 meses, a contar da data de abertura, conforme definição do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Diante da situação de represamento de candidatos, o DetranRS solicitou nova prorrogação do prazo de validade do processo de primeira habilitação, para que não haja ainda mais prejuízos aos candidatos.

A recomendação para quem aguarda agendamento de exames é manter contato com o CFC para acompanhar a disponibilidade de vagas. Recomenda-se também acessar o site do DetranRS, o protocolo a ser seguido para realização de exame prático de direção, disponível em detran.rs.gov.br , no menu Habilitação – Provas/Exames – Protocolo para realização de exame prático.

LEIA TAMBÉM: Câmara aprova projeto que amplia validade da CNH de cinco para dez anos

Publicidade

Saiba mais
As provas práticas ocorrem regularmente no RS com restrições e protocolos de higienização e segurança. Cada um dos 266 Centros de Formação de Condutores tem datas, horários e locais de prova preestabelecidos pelo DetranRS. Assim, os examinadores vão até o local atender os candidatos previamente agendados pelo CFC, respeitadas as vagas disponibilizadas pela autarquia.

Mesmo adotando este agendamento, existe um fator que pode ocasionar cancelamentos de exames sem aviso antecipado: a constatação de sintomas em examinadores, o que ocasiona o afastamento da atividade, para testagem. Em caso positivo,é feita a quarentena para tratamento.

LEIA TAMBÉM: Contran suspende multa por dirigir com a CNH vencida por causa do coronavírus

Publicidade

Outras ações emergenciais já adotadas pelo DetranRS
• atendimento individualizado aos CFCs que solicitam permutas (trocas de vagas de exame teórico por exame prático, ou vice-versa);
• projeto piloto de provas teóricas aplicadas nos CFCs do RS, na modalidade remota, com a supervisão online de um servidor do DetranRS. A possibilidade de adesão dos CFCs foi iniciada em agosto;
• força-tarefa de provas teóricas, implementada também no início de agosto para atender a demanda represada que aguarda prova teórica (que impede o avanço do aluno à etapa de aulas práticas) dos CFCs que eram atendidos exclusivamente nas salas de provas eletrônicas do DetranRS. Com a redução das vagas ofertadas nas salas (em razão dos protocolos, como o distanciamento mínimo obrigatório), para dar vazão a essa demanda represada, em força-tarefa especial, os examinadores vão até os CFCs aplicar exames teóricos impressos.

LEIA TAMBÉM: Alteração no Código de Trânsito converte multas leves e médias em advertência

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.