Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Fique atento

Teste aponta irregularidades em 75% de amostras de álcool em gel

Foto: Agência Brasil

Foto: Marcello Casal Jr.

O Laboratório de Ressonância Magnética Nuclear, da Universidade Federal do Paraná, analisou 28 amostras de álcool em gel e o resultado dos testes apontou grandes irregularidades. A intenção era verificar se os produtos tinham mesmo a quantidade de 70% de álcool, concentração necessária para fins antissépticos e que serve para combater microorganismos.

Das 28 amostras analisadas, 21 não tinham o teor etílico recomendado, representando 75% das amostras com irregularidades. E cinco dessas amostras apresentavam teores abaixo de 40%. Para eliminar o novo coronavírus, o produto precisa ter de 68% a 72% de álcool etílico na fórmula, em geral combinada com água. Menos do que isso, o álcool não é ativo; mais do que isso, o álcool evapora antes de esterilizar superfícies.

LEIA TAMBÉM
Pesquisa revela aumento da ansiedade entre brasileiros na pandemia
Fiocruz espera que vacinação contra Covid-19 comece até março de 2021

Publicidade

O professor do departamento de Química da Universidade Federal do Paraná, Anderson Barison, acredita que as marcas que enfrentam mais problemas em garantir a qualidade do álcool 70% são as de fabricantes de ocasião, que decidiram atender à demanda pelo produto apenas no início da pandemia. O professor Anderson Barison opina que deve estar havendo erro na fabricação.

Em março, a Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, publicou uma nova norma com regras mais simples para o registro do produto devido a demanda que cresceu na pandemia. Procurada, a agência não retornou o contato até o fechamento desta reportagem.

Apesar do alto número de produtos com teor abaixo do necessário, as amostras testadas pela Federal do Paraná não são representativas de todo o universo de marcas de álcool em gel, já que o laboratório só analisa os produtos que chegam até ele.

Publicidade

LEIA MAIS
Maia sugere restrições para quem não se vacinar contra coronavírus
Anvisa autoriza retomada de testes da vacina da Johnson & Johnson

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.