Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

DISTANCIAMENTO CONTROLADO

Pela regra de salvaguarda, região de Santa Cruz segue na bandeira vermelha

Mapa para a semana de 9 a 15 de fevereiro. Região de Santa Cruz é a 28

O mapa preliminar do distanciamento controlado do governo do Rio Grande do Sul, divulgado no fim da tarde desta sexta-feira, 5, traz, mais uma vez, a região 28, de Santa Cruz do Sul, na bandeira vermelha, de risco alto relacionado à Covid-19.

Pelos cálculos dos indicadores levados em consideração no sistema, a região poderia ir para a bandeira laranja, de risco médio. No entanto, fica na vermelha por causa da regra de salvaguarda – em vigor há cinco semanas, a ferramenta serve para evitar que as regiões tenham classificação de risco médio quando é alta a quantidade de novas hospitalizações de pacientes confirmados com Covid-19 e a capacidade hospitalar da macrorregião está baixa. No entanto, por ter a gestão compartilhada do sistema, a região de Santa Cruz pode seguir aplicando protocolos da bandeira laranja.


LEIA MAIS: Número de recuperados após a Covid-19 cresce na região

Publicidade

As regiões de Cachoeira do Sul e Lajeado, que nesta semana estão na bandeira vermelha, por causa da mesma regra de salvaguarda, na próxima semana estarão em laranja, pelo mapa divulgado nesta sexta. O Estado tem 13 regiões na classificação de risco alto (mais do que as 11 da rodada anterior do modelo) e oito no risco médio.

Entre os indicadores monitorados pelo sistema de enfrentamento à pandemia, chamam a atenção a redução no número de pacientes confirmados com coronavírus em leitos clínicos (-7%) e um leve aumento nos leitos de UTI (+3%). Contabilizando o pequeno aumento do total de leitos e também dos confirmados com Covid-19 em UTI, verifica-se estabilidade no número total de leitos de UTI ocupados em todo o Rio Grande do Sul.

Nesta semana houve também redução nos registros de novas hospitalizações (-19%), de casos ativos (-17%) e de óbitos por Covid-19 (-15%). Embora os dados indiquem estabilização e a vacinação avance no Rio Grande do Sul, as cores do mapa preliminar alertam para a gravidade da situação no Estado.

Publicidade


LEIA MAIS: Vacinação de idosos com mais de 85 anos pode começar na próxima semana

Com a proximidade do Carnaval, o Gabinete de Crise chama a atenção para que os gaúchos sigam respeitando os protocolos, principalmente quanto à higienização constante, a proibição de aglomerações e uso obrigatório de máscara em todas as bandeiras.

As associações regionais que desejarem enviar pedido de reconsideração ao mapa preliminar têm prazo de 36 horas para encaminhar a solicitação ao governo. Os pedidos serão analisados pelo Gabinete de Crise, e o mapa definitivo, divulgado às 16h30 de segunda-feira, 8. A vigência das novas bandeiras será de 9 a 15 de fevereiro.

LEIA MAIS: Pesquisadores visitarão 500 casas em Santa Cruz até domingo

Publicidade

Macrorregião Vales: Cachoeira do Sul e Lajeado

A redução dos indicadores individuais, somados aos da macrorregião, resultou na alteração de bandeira vermelha para laranja nas regiões de Cachoeira do Sul e Lajeado. Houve redução no número de internados em leitos clínicos Covid (passou de 49 para 39 casos, ou seja, menos 20%) e no número de internados em leitos de UTI (de 50 para 45, ou seja, menos 10%). Ambos indicadores foram registrados até 4 de fevereiro.

Em convergência com os indicadores da macrorregião, Cachoeira do Sul registrou uma queda de 75% em hospitalizações confirmadas para Covid-19 registradas nos últimos sete dias (de 12 casos, passou a ter três) e em número de hospitalizações confirmadas para Covid-19 por 100 mil habitantes (de 6 passou para 1,50). Outra redução foi no número de óbitos nos últimos sete dias, quando se registrou uma queda de 50%, pois foram seis casos na semana passada e três nesta.

LEIA MAIS: Ivermectina não funciona contra Covid-19, diz fabricante do remédio

Publicidade

A região de Lajeado teve baixa nos mesmos indicadores. Queda de 38% em hospitalizações confirmadas para Covid-19 registradas nos últimos sete dias (de 24 casos passou a ter 15) e número de hospitalizações confirmadas para Covid-19 registradas nos últimos sete dias por 100 mil habitantes (de 6,55 passou para 4,09). Mas a maior redução foi registrada no número de óbitos nos últimos sete dias: 64%, de 14 casos passou para cinco.

Com a melhora no indicador de incidência de hospitalização nas regiões de Cachoeira do Sul e Lajeado, que passou a ser avaliado respectivamente nas cores amarela e laranja, embora a macrorregião Vales mantenha menos de 0,8 leito livre para cada ocupado por paciente Covid-19, não se aplicou a salvaguarda de bandeira vermelha nesta semana nas regiões, passando a bandeira final de ambas para laranja.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.