Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

COVID-19

Saúde anuncia entrega semanal de doses produzidas na Fiocruz a partir de quarta

Foto: Rafaelly Machado

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciou que terão início na próxima quarta-feira, 17, as entregas dos novos lotes de vacinas do laboratório AstraZeneca – produzidas pela Fiocruz com o IFA importado da China. As entregas serão semanais, totalizando 100,4 milhões de doses distribuídas até julho. O anúncio foi feito durante videoconferência realizada com o consórcio de governadores da Região Nordeste.

“A partir das entregas semanais da Fiocruz vamos conseguir distribuir aos estados todas as doses previstas para março”, disse o ministro, levando em consideração também as vacinas entregues pelo Butantan, pelo consórcio Covax Facility e pelo laboratório Precisa. O ministro Pazuello destacou, ainda, as tratativas para as assinaturas dos contratos com os laboratórios Pfizer e Janssen, que sinalizaram a conclusão das análises jurídicas e, agora, entram na fase final da contratação das doses.


LEIA MAIS: Pelo mundo, imunização em massa já evita casos e mortes por Covid-19

Publicidade

“Essa é uma grande notícia que tivemos na noite de sexta-feira, 12, e que eu queria dividir com vocês. Com as assinaturas dos contratos finalizadas vamos garantir 100 milhões de doses da vacina Pfizer/BioNTech e 38 milhões de doses da Jonhson & Jonhson (produzida pela Janssen) para reforçar a vacinação da população brasileira contra a Covid-19″, disse Pazuello.

As doses das vacinas da Pfizer/BioNTech estão previstas para serem entregues no segundo e terceiro trimestres deste ano, e as da Jonhson & Jonhson a partir do segundo semestre de 2021. “A vacina da Pfizer já tem registro definitivo da Anvisa. A Janssen protocolou o pedido de registro na agência”, informou o ministro, lembrando que o imunizante do laboratório belga tem o registro emergencial aprovado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

LEIA MAIS: Vacinação será estendida para pessoas com 76 anos ou mais nesta segunda

Publicidade

A reunião virtual trouxe, ainda, o consenso entre os governadores e o Ministério da Saúde de que as 37 milhões de doses da vacina Sputnik V a serem adquiridas pelo consórcio do Nordeste farão parte o Programa Nacional de Imunização (PNI), e serão distribuídas pelo Ministério para todo o país. A pasta, agora, analisa os detalhes contratuais da compra.

Cabe ressaltar que a Sputnik V já entrou no cronograma da pasta, devido ao contrato celebrado com a União Química na última sexta-feira, 12, com entregas previstas em abril, maio e junho.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.