Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

COVID-19

Doses que chegaram nesta quinta vão permitir vacinar 100% dos idosos do Estado

A Secretaria da Saúde (SES) e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) decidiram, na tarde desta quinta-feira, 29, destinar o lote de vacinas da AstraZeneca que chegou ao Rio Grande do Sul para vacinar 100% do grupo prioritário dos idosos até 60 anos e deflagrar a fase 1 da imunização das comorbidades.

Na fase 1 do grupo das comorbidades, serão vacinadas:

  • pessoas com síndrome de Down maiores de 18 anos;
  • pessoas com doenças renais que fazem tratamento por diálise maiores de 18 anos;
  • gestante e puérperas (passaram há menos de 45 dias pelo parto) e têm alguma comorbidade, maiores de 18 anos;
  • pessoas com 54 a 59 anos com comorbidades;
  • pessoas com deficiência permanente cadastradas no programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos.


LEIA MAIS: Ministério da Saúde divulga normas da vacinação de pessoas com comorbidades

“Vamos distribuir doses para encerrar toda a faixa etária dos idosos e para vacinar a fase 1 do grupo das comorbidades. Mas cada município pode decidir como proceder, a partir da realidade local. Se quiser terminar a fase dos idosos e depois partir para as comorbidades, pode fazer. Se quiser abrir para todos de forma concomitante, também é possível. O importante é avançarmos na vacinação, que já dá resultados muito animadores”, explica Ana Costa, diretora de Atenção Primária e Políticas de Saúde da SES.

Publicidade

Na fase 2 das comorbidades, será aberta a vacinação para pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC e gestantes e puérperas independentemente de condições pré-existentes e divididas por idade, assim como ocorre no grupo dos idosos. Após completar a faixa das pessoas de 55 a 59 anos, começa a aplicação nas pessoas com 50 a 54 anos, depois 45 a 49 anos e assim por diante, até os 18 anos.

LEIA MAIS: Rio Grande do Sul recebe mais 360 mil doses de vacinas contra a Covid-19

As doses de vacina contra a Covid-19 serão distribuídas nesta sexta-feira, 30, a todas as coordenadorias regionais de saúde (CRS) e municípios próximos da capital. A 13ª CRS, com sede em Santa Cruz do Sul, poderá retirar o lote pela manhã. As informações sobre a retomada da campanha de imunização no município ainda serão divulgadas pela Prefeitura.

Publicidade

O lote de 7,2 mil vacinas da Coronavac que também chegou nesta quinta-feira, 29, ficará armazenado na Ceadi para ser incorporado a uma remessa mais volumosa, que provavelmente chegará na próxima semana.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.