Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ESTADO

Em transição entre modelos, governo não divulga mapa do distanciamento controlado

Mapa segue todo em vermelho pela próxima semana

Uma vez que o Rio Grande do Sul está, desde terça-feira, 27, com bandeira vermelha (risco alto) em todo o território, o governo do Estado não divulgará a rodada semanal do Distanciamento Controlado. O modelo se encontra em fase de transição até 10 de maio, quando um novo sistema de controle da pandemia será apresentado à população.

A 51ª rodada do modelo – cujos cálculos foram divulgados na sexta-feira passada, 3, e traziam o Estado em bandeira preta (risco altíssimo) pela nona vez consecutiva – foi a última do Distanciamento Controlado nos moldes atuais.

LEIA MAIS: Aulas presenciais estão permitidas; confira as mudanças com o novo decreto do Estado

Publicidade

Criado há um ano e lançado no dia 10 de maio de 2020, o Distanciamento Controlado foi baseado em 11 indicadores da velocidade de contágio do coronavírus e da ocupação de leitos de UTI, classificando o risco para cada região do Estado, representado nas cores de quatro bandeiras, e com protocolos para cada nível – quanto maior o risco, mais escura a bandeira, da amarela à preta, passando por laranja e vermelha.

LEIA MAIS: Números de novos casos de Covid-19 voltam a crescer na região

Com a evolução da pandemia e o aprendizado sobre o comportamento do vírus, foram necessários ajustes. Desde o começo desta semana, o governo do Estado está em processo de elaboração de um novo modelo, que será apresentado à população no dia 10 de maio.

Publicidade

Durante esse período, o sistema de cogestão regional, no qual as regiões podem adotar protocolos mais brandos, está suspenso. Como a situação da pandemia no RS ainda demanda cuidados, é preciso evitar que os municípios adotem protocolos compatíveis à bandeira laranja (risco médio). Assim, as regras que devem ser obedecidas por todos os municípios são as de bandeira vermelha do modelo de Distanciamento Controlado.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.