Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CINCO A MAIS

Santa Cruz teve maior alta do Estado no número de homicídios em dezembro

Governador Eduardo Leite conduziu reunião em que foram apresentados os indicadores criminais de 2019, nesta quinta

O Governo do Estado divulgou nesta quinta-feira, 9, a consolidação dos indicadores criminais de 2019. Foram registrados, ao longo do ano passado, 1.793 homicídios. Em 2018 tinham sido 2.362 – uma redução de 24%. Com o resultado, considerando a mais recente estimativa de população do IBGE, de 11,37 milhões de moradores no Rio Grande do Sul, a taxa de homicídios do estado caiu ao menor nível em dez anos, para 15,8 a cada 100 mil habitantes. A taxa é cinco pontos menor do que a de 2018. O menor índice anterior (16,8) é de 2010, quando o Estado teve 1.801 mortes por homicídio para uma população de 10,69 milhões de habitantes.

Tabela divulgada pela Secretaria de Segurança Pública do RS mostra variação da taxa de homicídios no estado

Apesar do resultado anual ter sido positivo, o relatório do Estado destacou crescimento de alguns indicadores no mês de dezembro, entre eles o homicídio. Neste quesito, Santa Cruz acabou tendo destaque: foi o município do Rio Grande do Sul com maior aumento no número de assassinatos no último mês de 2019, com cinco registros a mais – mesma elevação verificada em Sapucaia do Sul. No total do Estado, foram dois homicídios a mais, quando comparados dezembro de 2019 e dezembro de 2018.

LEIA MAIS: Bairros da Zona Sul concentraram 80% dos homicídios em 2019 em Santa Cruz

Publicidade

Para o governo estadual, a redução no número de homicídios se deve às ações dos órgãos de segurança focadas nos 18 municípios com maiores índices de violência, através do programa RS Seguro. Esse grupo de cidades foi responsável por 90,6% da redução de homicídios em todo o Rio Grande do Sul. Significa que a cada 10 homicídios a menos em 2019, nove deixaram de ocorrer nos municípios priorizados.

As 18 cidades mais violentas são: Porto Alegre, Cachoeirinha, Viamão, Canoas, Guaíba, Alvorada, Sapucaia do Sul, Esteio e Gravataí (região Metropolitana); São Leopoldo e Novo Hamburgo (Vale do Sinos); Caxias do Sul (Serra); Passo Fundo (Norte); Santa Maria (Centro); Rio Grande e Pelotas (Sul); Tramandaí e Capão da Canoa (litoral Norte).

Porto Alegre contribuiu com quase a metade da retração de homicídios entre os 18 municípios da lista. A capital, que havia registrado 536 vítimas em 2018, encerrou o ano passado com 318 – queda de 40,7%, com 218 óbitos a menos.

Publicidade

Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Segurança Pública do RS.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.