Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Política

Alckmin confirma Ana Amélia como vice; veja trajetória da gaúcha

O pré-candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin, confirmou, em entrevista ao programa Central das Eleições, da GloboNews, que a senadora Ana Amélia (PP-RS) irá compor sua chapa como candidata a vice. “Ana Amélia aceitou. Foi um gesto importante. Ela abriu mão de sua reeleição ao Senado para vir conosco nessa caminhada”, disse o ex-governador de São Paulo na noite desta quinta-feira, 2. Ainda na noite dessa quinta-feira, 2, Ana Amélia não confirmou decisão sobre ser vice de Alckmin.

Alckmin, entretanto, elogiou a nova companheira de chapa, dizendo que ela foi escolhida por vários anos como uma das melhores parlamentares do Congresso. “A vice dos sonhos é Ana Amélia, e eu consegui.” O candidato ainda disse que a decisão sobre a vice já está pacificada com os outros partidos do Centrão (SD, DEM, PR, PRB e PP). “O Centrão nos delegou essa decisão.”

LEIA MAIS: Eduardo Jorge será vice de Marina Silva em aliança do PV com a Rede

Publicidade

A trajetória de Ana Amélia

Gaúcha de Lagoa Vermelha, Ana Amélia Lemos, de 73 anos, deixou em 2010 o jornalismo para disputar uma vaga no Senado pelo PP. Foi eleita com 29,54% dos votos, ficando com a segunda vaga. No Senado, votou a favor da PEC do Teto de Gastos e da reforma trabalhista.

Em 2014, apoiou o nome de Aécio Neves à Presidência, mas votou agora pelo afastamento do senador. Em abril deste ano, trocou acusações com a senadora Gleisi Hoffmann, após a petista gravar um vídeo para a emissora de TV do Catar Al-Jazeera pedindo campanha pela liberdade do ex-presidente Lula.

LEIA MAIS: Saiba como votaram os senadores gaúchos sobre afastamento de Aécio

Publicidade

Disse que “esperava que a convocação não fosse pedido para o Exército islâmico atuar no Brasil”, o que gerou críticas de organizações de cultura árabe. Ainda este ano, ela elogiou cidades gaúchas “que botaram para correr” a caravana promovida por Lula a cidades do Estado.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.