Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Região

Dados avaliam alcance de objetivos do milênio da ONU em Venâncio

A Prefeitura de Venâncio Aires vai aprofundar a coleta de dados para avaliar criteriosamente o alcance no município dos 8 Objetivos do Milênio (ODM). O programa de metas foi estabelecido em 2000 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e é também conhecido no Brasil como “8 Jeitos de Mudar o Mundo”. O detalhamento de informações e estatísticas será reunido em um relatório a ser enviado ao Governo Federal. O documento buscará contemplar todas as ações desenvolvidas na Capital Nacional do Chimarrão, reunindo detalhes relativos a projetos executados pelo Poder Executivo, empresas, clubes de serviço, entidades da sociedade civil, entre outros.

O trabalho será coordenado pelas secretarias municipais da Habitação e Desenvolvimento Social e do Planejamento, Orçamento e Gestão. Ambas serão responsáveis pelo mapeamento geral das ações previstas na lista de objetivos instituída pela ONU, que dizem respeito ao aumento da qualidade de vida através da educação, saúde, desenvolvimento, consciência ambiental e igualdade social. O levantamento já iniciou de maneira interna, em mobilização envolvendo as secretarias municipais. 

Segundo a secretária do Desenvolvimento Social, Claidir Trindade, dados preliminares apontam um prognóstico otimista para o cumprimento dos objetivos do milênio em Venâncio Aires. No país, a recomendação é para que haja a diminuição da taxa de mortalidade de crianças menores de cinco anos, cuja média nacional chegou, conforme o IBGE, a 17,4 óbitos para cada mil crianças nascidas vivas. Em Venâncio Aires, indicativos apontam de que a taxa na mesma faixa etária gira em torno de 3,9 óbitos a cada mil crianças nascidas vivas.

Publicidade

Outra frente de destaque é a busca pelo objetivo de acabar com a fome e a miséria, reduzindo a incidência de pobreza extrema. No município, uma das ações que contemplam esta área é o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), gerido pela Secretaria Municipal da Agricultura. Só no ano passado, o programa beneficiou cerca de 300 famílias em situação de vulnerabilidade social, que foram abastecidas por alimentos oriundos da agricultura familiar local, movimentando mais de 80 produtores e impulsionando, completamente, o eixo voltado ao desenvolvimento coletivo.

 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.