Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Economia

Equipe avalia retorno tributário das empresas de Venâncio Aires

O prefeito Airton Artus, acompanhado do secretário de Planejamento, Telmo Kist, e da secretária municipal da Fazenda, Fabiana Keller, recebeu das mãos do consultor Renato Peters, representante da empresa Conde & Peters Advogados Associados, o relatório conclusivo dos trabalhos de acompanhamento, correções e ajustes na formação do Índice de Retorno do ICMS para Venâncio Aires no ano de 2015. Apesar da projeção de crescimento de 9,98% com relação ao último ano e da confirmação do município como 25ª economia do RS, o grupo avaliou o desempenho setorial da economia, que manteve praticamente o mesmo volume de operações do ano anterior.

O índice de 0,615288 projetado para 2015 é o melhor desde 2006 e deve garantir aproximadamente R$ 4 milhões para os cofres da Prefeitura. O valor refere-se à participação das empresas locais nas exportações gaúchas. O relatório demonstra ainda o crescimento da economia local por setor, conforme as informações constantes nas guias de apuração do ICMS. As atividades de produção e extração animal e vegetal tiveram crescimento de 12,99%, a indústria de transformação aumentou 10,93%, comércio varejista 7,52%, indústria de extração mineral 10,4% e indústria de montagem 64,67%, apesar de ainda ser inexpressivo no município. Tiveram quedas de arrecadação o comércio atacadista (-4,13%), serviços e outros (-14,54%) e indústria de beneficiamento (-5,26%). 

O consultor Renato Peters destaca que a oscilação no valor adicionado do município nos últimos anos requer uma ação incisiva e criteriosa junto às empresas e seus contadores, no intento de recuperar o índice. Já o prefeito Airton Artus, atento e preocupado com a economia local, na oportunidade também analisou com o consultor o desempenho das principais empresas no ano base 2014, cuja evolução foi acompanhada mês a mês, numa prévia antecipada do que acontecerá com o Índice de Retorno do ICMS para 2016. 

Publicidade

 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.