Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Tradicionalismo

Cavalarianos relembram criação do Hino Rio-grandense em Rio Pardo

A manhã de domingo foi dedicada para homenagear os soldados Farroupilha, que enfrentaram as tropas imperialistas, na batalha do Barro Vermelho, em Rio Pardo. Conta a história que depois desta “peleia” que a melodia do Hino Rio-grandense foi composta.

LEIA MAIS: Cavalgada lembra 180 anos do Hino Rio-Grandense neste domingo

Coordenada pela 5ª Região Tradicionalista (RT), a atividade reuniu tradicionalistas no bairro Ramiz Galvão, em Rio Pardo, onde está o memorial da Batalha do Barro Vermelho. Carregando as bandeiras do Brasil e do Rio Grande do Sul, um grupo de cavalarianos percorreu o trajeto feito pelas trocas imperialistas, no enfrentamento dos soldados Farroupilhas, do marco onde está a cruz, em homenagem ao feito histórico, até a ponte do Couto, no acesso Rio Jacuí, onde a banda imperialista teria sido apreendida pelos soldados, e forçada a criar a melodia do hino. A batalha ocorreu em 30 de abril de 1838, já a melodia do Hino, teria sido composta em 6 de maio daquele ano. 

Publicidade

O evento foi realizado pela 5ª RT, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Rio Pardo.


Cruz do Barro Vermelho lembra batalha que culminou com aprisionamento de banda
Foto: Lula Helfer

 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.