Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Transporte coletivo

Biometria reduz as fraudes nos ônibus urbanos de Santa Cruz

Implantado em setembro de 2017, o sistema que identifica os passageiros pelo rosto nos 63 ônibus do Consórcio TCS, responsável pelo transporte coletivo de Santa Cruz do Sul, permitiu a redução das fraudes por uso indevido de descontos e gratuidades. Segundo o gerente do consórcio, Zaqueu Paulo Forgiarini, em média, mensalmente apenas dois cartões foram bloqueados por 60 dias e um por 180 dias durante este ano.

Quando entrou em funcionamento, a biometria chegou a flagrar 220 pessoas em apenas cinco dias tentando se beneficiar de maneira ilegal. “O número de casos vem reduzindo muito em virtude das penalidades. Além disso, os usuários estão mais conscientes de sua responsabilidade e entenderam que temos leis e serão cumpridas”, enfatiza Forgiarini.

Conforme o gerente, o cartão estudantil apresentava a maior incidência de fraudes. O reconhecimento facial impede o uso de benefícios por pessoas que não têm direito ou estão agindo de má-fé. “Como a verificação é por imagem, fica claro de comprovar a fraude e evita desgaste com os infratores. Isso também reflete no valor da tarifa, pois reduz o número ilegal de ‘benefícios’, fazendo com que os infratores passem a pagar o valor integral”, salienta.

Publicidade

Na primeira situação de uso indevido, o titular do cartão precisa comparecer no Consórcio TCS, onde é informado sobre a fraude e as consequências em caso de reincidência. Na segunda tentativa, o cartão é bloqueado por 60 dias e, na terceira, 180 dias. Passado esse período, o titular deve se dirigir à Secretária de Transportes e Serviços Públicos para solicitar o benefício outra vez.

“A imagem do usuário é captada pela câmera instalada no ônibus no momento do embarque e comparada automaticamente com a do cadastro no banco de dados. Se o sistema identificar divergência, ele bloqueia o cartão e gera um laudo para aferição das imagens, para confirmar o bloqueio”, explica Forgiarini.

Recadastramento

Estudantes, idosos e pessoas com necessidades especiais (junto com seus acompanhantes) que ainda não renovaram o cartão eletrônico este ano devem comparecer ao escritório do Consórcio TCS para o recadastramento. Entre os documentos necessários estão CPF, RG e comprovante de residência. Os estudantes devem apresentar também o comprovante de matrícula atualizado. O escritório funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18 horas, na Galeria Green Center (sala 26) no Centro de Santa Cruz do Sul.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.