Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Cultura de Paz

Projeto Guarda-Costas da Guarda Municipal inicia atividades em 2019

O Projeto Guarda-Costas, desenvolvido pela Guarda Municipal de Santa Cruz do Sul, iniciou na manhã desta sexta-feira, 15, as atividades de 2019. A ação chega ao seu segundo ano, e no primeiro semestre vai beneficiar a Escola Guilherme Hildebrandt, onde ocorreu a cerimônia de abertura nesta manhã, e a Escola Menino Deus, que recebe as atividades no próximo dia 22.

De acordo com o idealizador do projeto, o guarda municipal Éberson Pereira Gonçalves, a proposta surgiu em 2018 a partir da Ronda Escolar, que trabalha com ações preventivas no entorno das escolas, coibindo delitos. “Sentimos a necessidade de nos aproximar mais das comunidades. Pensamos em uma alternativa que pudesse unir essa aproximação ao mesmo tempo que pudéssemos contribuir de maneira significativa para a formação da personalidade e a construção do conhecimento destes educandos”, conta.

Foto: Rafael Cunha

 

Publicidade

Conforme Éberson, o projeto foca na fase de trânsição entre a infância e a adolescência, decisiva para o processo de formação da criança. O objetivo é promover a cultura de paz nas escolas usando metodologia dinâmica, criativa e educacional. Entre os temas trabalhados, estão assuntos que não vistos em sala de aula, como saúde e psicologia. “Contamos com a participação da Unisc, com os cursos de Psicologia e Enfermagem, além da Secretaria de Educação e outras secretarias do município.”

O maior desafio foi engajar os jovens na aprendizagem. “Criar uma metodologia que seja atrativa para esta faixa de idade dos 10 aos 14 anos, de maneira que a gente consiga levar valores, conhecimento e constribuir com o papel social de formação do cidadão e de construção de uma sociedade mais justa e igualitária, esse é o papel que o projeto traz e oferece” explica Gonçalves.

O projeto piloto na Escola Municipal São Canísio no ano passado foi considerado um sucesso, o que garantiu a expansão em 2019. Segundo o coordenador, a iniciativa vai beneficar quatro escolas por ano, duas a cada semestre. A ideia é atingir todas as escolas da rede municipal em esquema de rodízio. 

Publicidade

Foto: Rafael Cunha

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.