Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Período chuvoso pede cuidados redobrados contra a leptospirose

Foto: Divulgação

Santa Cruz teve 85 notificações da doença

Neste período de muita chuva e água acumulada, é importante redobrar os cuidados para evitar a contaminação por leptospirose. A responsável pela Vigilância Epidemiológica de Santa Cruz do Sul, Luciane Weiss Kist, em entrevista à Rádio Gazeta ressalta que, apesar da doença vir da urina do rato, outros animais podem se contaminar e ser transmissores. “A leptospirose é um problema de saúde que preocupa muito o município, nós tivemos durante o ano, principalmente no início do ano com o verão”, explica.

Somente neste ano, já foram confirmados 30 casos em Santa Cruz. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, até esta quinta-feira, foram 85 notificações. Dessas, 54 foram descartadas e uma ainda aguarda resultado. Também foi confirmado um óbito pela doença em 2019, uma mulher de 68 anos, moradora de Monte Alverne.

“Chama a atenção o número por conta de suas situações no verão, foram dois focos um em um açude que atingiu sete adolescentes que ficaram em estado bem grave e outro foco em um rio entre Santa Cruz e Vera Cruz, também com adolescentes.” Luciane ressalta que nos próximos meses, o hábito de se banhar em açudes e córregos deve ser evitado por conta dos riscos de contaminação.

Publicidade

LEIA MAIS
Moradora de Monte Alverne morre vítima de leptospirose
Santa Cruz já tem 22 casos de leptospirose e 14 de dengue

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.