Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Centro

Primeiro parklet começa a ser instalado na Borges de Medeiros

Foto: Ronaldo Falkenback

Primeira estrutura em Santa Cruz segue a proposta originada nos Estados Unidos

Uma iniciativa que une a valorização dos espaços públicos e a convivência entre os moradores e visitantes de Santa Cruz do Sul começou a ganhar forma nesta quinta-feira, 5. O primeiro parklet está sendo instalado no Centro, na Rua Borges de Medeiros, em frente à cervejaria Heilige Brew Pub.

LEIA MAIS: Cada parklet custará R$ 6,7 mil; veja como funciona a instalação

Conforme o secretário municipal de Comunicação e de Saúde, Régis de Oliveira, os parklets serão colocados em frente a estabelecimentos comerciais, que vão financiar as estruturas. “Nós lançamos um edital para poder instalar parklets em Santa Cruz, mas o mais bacana desta iniciativa é que a Prefeitura não está investindo nenhum recurso”, disse. “São estruturas muito comuns em outros países. Algumas pessoas já podem ter visto em São Paulo ou até em Porto Alegre.”

Publicidade

Além de construir o parklet em frente ao estabelecimento, cabe a este proprietário instalar também em um espaço público indicado pela Prefeitura. No caso da Heilige, a segunda construção será na Praça da Bandeira, junto ao Palacinho. “Nós teremos parklets em praças e parques do município, o que vai, com certeza, modernizar a cidade, sem custo para a administração. É uma iniciativa bacana de investimento dos proprietários que querem tornar os seus ambientes mais humanizados”, explicou Régis.

Segundo o administrador da Heilige, Ivan Oliveira, a proposta surgiu nos Estados Unidos há mais de 20 anos e segue o conceito de menos carros e mais pessoas convivendo. “Nós queríamos fazer parte desta novidade e estamos começando a instalar o primeiro parklet de Santa Cruz, um investimento privado, mas pelo bem comum. Na semana que vem já começa a utilização do espaço.” Para Ivan, o projeto é ideal para aproveitar os espaços públicos da cidade, principalmente nesta época mais quente em que as pessoas gostam de ficar ao ar livre.

De acordo com o secretário, as outras estruturas serão colocadas em frente à Amsterdam, na Marechal Floriano, e à loja Marisa, na Rua Tenente-Coronel Brito. “Estamos com o edital aberto justamente para que outras empresas possam apresentar a sua proposta e fazer estes investimentos.” O custo para o empresário interessado é de R$ 12 mil.

Publicidade

LEIA MAIS
Prefeitura projeta instalação de parklets em Santa Cruz
Empresa demonstra interesse em instalar parklet em Santa Cruz
Dois parklets serão instalados na Rua Borges de Medeiros

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.