Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

LAZER

FOTOS: caiaqueiros reúnem-se em Rio Pardo no fim de semana

Unindo a paixão pelo esporte e o cuidado com o meio ambiente, um grupo de caiaqueiros vai se reunir em Rio Pardo neste fim de semana. As atividades realizadas no sábado, 18, e no domingo, 19, devem reunir entre 80 e 100 esportistas de todo o Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A programação, organizada pelo grupo Sou Caiaqueiro RS, culmina com uma remada de 12 quilômetros descendo o Rio Jacuí, até o Porto das Mesas.

Conforme o secretário de Turismo e Cultura de Rio Pardo, Júlio César Granada da Silva, esse pode ser um dos maiores eventos do tipo no Estado. “Para o município é muito importante a conscientização, mostrar para as pessoas que a cidade vive desse rio, que ele deve ser preservado”, explica, apontando que a iniciativa vai unir esporte, lazer e questão ecológica.

Para o organizador do encontro, o técnico de enfermagem Lucas Santos, a ideia surgiu há cerca de um ano, quando ele criou um grupo no WhatsApp para reunir moradores de Rio Pardo, Pantano Grande e Santa Cruz do Sul que praticavam o esporte. Desde lá, o esportista, que já foi até tema de uma reportagem do canal a cabo Fish TV, conheceu outros praticantes e assumiu a organização desse evento.

Publicidade

Além de reunir os apaixonados pela modalidade, a ideia é incentivar o turismo da região para a pesca esportiva. “A gente não traz o peixe pra casa, solta logo após pegar. A pesca esportiva pode ser incentivada, ao invés da pesca predatória, e ainda movimenta o turismo.” A inscrição para o evento será um quilo de alimento não perecível que vai ser destinado ao Lar São Vicente de Paulo. O grupo vai receber doações para o lar durante o fim de semana. Interessados podem tirar dúvidas pelo telefone (51) 997722776.

Lucas: além de reunir os apaixonados pela modalidade, ideia é incentivar o turismo

Segurança

Segundo Lucas Santos, o caiaque não é um esporte muito caro e também não exige treinamento prévio, apenas deve respeitar os cuidados com a segurança. “Existem modelos de R$ 700, que podem ser parcelados, e alguns mais completos que vão até R$ 4,5 mil. Estes são para fazer expedições mais longas, têm até cooler com gelo e cadeiras”, explica. Ele ressalta que os modelos a remo não precisam de nenhuma licença ou habilitação, no entanto, o praticante sempre deve utilizar colete salva-vidas.

Publicidade

Programação

No sábado, a chegada será às 8 horas, no camping localizado na Praia dos Ingazeiros. Durante o dia, os participantes realizam pesca esportiva. À noite, será realizado um evento de confraternização.

No domingo, às 8 horas, o grupo já estará na água para a remada de 12 quilômetros. Os caiaqueiros vão descer o rio em direção ao Porto das Mesas. A descida esportiva e ecológica vai recolher lixo nas margens do rio. A chegada do grupo está prevista para o meio-dia, e um almoço será servido no local. O retorno será às 15 horas, seguido do encerramento do encontro.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Lago Dourado deve reabrir para visitação em abril

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.