Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

VENÂNCIO AIRES

Festa do Bastião chega ao fim com expressões de fé

Culto especial foi celebrado ontem ao lado da Matriz, no Centro de Venâncio Aires | Fotos: Rafaelly Machado

De todos os lados eles chegavam. Sob um céu nublado e forte calor, centenas de fiéis lotaram o entorno da Igreja Matriz, de Venâncio Aires, para acompanhar ontem a missa campal e a procissão da Festa de São Sebastião Mártir. Empunhando folhas de cantos religiosos distribuídos pela organização, os devotos e devotas acompanhavam as canções proclamadas na missa e escutavam com atenção o sermão do bispo diocesano dom Aloísio Alberto Dilli, que conduziu a atividade. Junto à sua família, Marcos Neumann levou o filho Miguel, de apenas 1 ano e três meses, para participar da missa, que começou por volta das 18 horas. “Nos agarramos muito a São Sebastião Mártir e esta é uma forma de introduzir nossos filhos nessa tradição e na fé”, comentou o venâncio-airense de 38 anos, que estava acompanhado do outro filho, Vicente, 9 anos, e da esposa Andreia.

Já por volta de 19h15, a organização deu início à tradicional procissão com o canto do hino de São Sebastião Mártir. Ele conta a história do santo que fora soldado romano e acabou morto por espalhar o evangelho e ajudar cristãos perseguidos. Percorrendo as principais ruas do município a pé, os participantes expressavam sua devoção das mais diferentes formas, de mãos dadas, com olhos fechados em prece, com os braços estendidos em direção à imagem do santo, em cadeiras de rodas, ou mesmo descalços sob o asfalto quente, como no caso de Sílvia Letícia Haas.

Neumann fez questão de levar a família


Para pagar um promessa, ela e o filho Gustavo, de 11 anos, percorreram o trajeto sem sapatos. “Venho todos os anos, mas esse é especial. Meu filho fez uma cirurgia de apendicite em novembro. Eu prometi que se desse tudo certo, como deu, faríamos o trajeto descalços”, ressaltou a venâncio-airense.

Publicidade

Sílvia e Gustavo pagaram uma promessa

Público chega a 35 mil, diz organização
Chegando à sua edição de número 144, a Festa do Bastião de Venâncio Aires superou as expectativas da organização. Segundo um dos coordenadores do evento, Paulo Adriano, o público estimado chega a 35 mil pessoas. Até a noite de ontem, haviam sido vendidos 15.914 cervejas (cerca de 663 caixas), 14,3 mil pastéis, 6.470 porções de galinhada e 1,2 mil unidades de cachorro-quente. “Estamos muito satisfeitos, pois o tempo colaborou e o público veio em peso prestigiar as atrações”, ressaltou Paulo.

Cercada de mistério, a última grande atração da festa foi a revelação dos novos casais festeiros, que ficarão com o encargo de organizar as atividades do evento no ano que vem. Abelar Fernando e Lisabeth Inês Quoos Borges, de Linha Ponte Queimada; Joaquim e Ivone Schwertz Sünderman, de Linha 17 de Junho; e Blásio e Márcia Hickmann, do Bairro Morsch, foram os escolhidos.

LEIA MAIS: Expectativa é de vender mais de 25 mil pastéis no evento

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.