Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Campanha da Corsan

“Precisamos agir juntos”: veja dicas para evitar o desperdício de água

Foto: Rafaelly Machado

A escassez de chuva e o calor excessivo colocam a sociedade gaúcha em alerta. Os mananciais em que a Corsan capta água já estão chegando a níveis críticos de abastecimento, o que tem levado a companhia a implementar ações emergenciais.

Desde essa terça-feira, 11, a Corsan está reforçando uma campanha de mídia que já teve sua primeira etapa em janeiro e agora busca, de forma mais incisiva, alertar para a situação de estiagem e pedir a colaboração de todos.

Enfocando a frase “Precisamos agir juntos”, os anúncios explicam a extrema importância de que toda a população abandone hábitos que geram desperdício e se conscientize de que a água é uma responsabilidade coletiva. A campanha também faz um convite a todos para divulgarem o alerta, compartilhando as informações.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Corsan pede que população faça uso consciente da água em Santa Cruz

AS DICAS
– Use somente a vassoura para limpar a calçada e o quintal.
– Não faça uso de grandes volumes, como o de piscinas plásticas.
– Não lave o carro.
– Não tome banhos longos e procure se ensaboar com o chuveiro desligado.
– Não deixe a torneira aberta enquanto lava a louça ou a roupa.
– Utilize regador para molhar as plantas nos horários de menos incidência de sol

Situação da estiagem

Publicidade

O presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, deputado Adolfo Brito, confirmou na tarde dessa terça que, atendendo a convite do governador Eduardo Leite, acompanhará a comitiva gaúcha em Brasília nesta quarta-feira, 12, tratar com a ministra da Agricultura Tereza Cristina sobre a questão da estiagem no Estado.

O presidente da Comissão de Agricultura vai salientar à ministra a necessidade de prorrogação e repactuação de dívidas de crédito agropecuário e a criação de linha de crédito emergencial para agricultores objetivando capital de giro.

Outro pedido será a ampliação do zoneamento do plantio da soja para 31 de janeiro e do milho para 29 de fevereiro (conhecido como safrinha), para aumentar a janela de plantio, viabilizando o amparo do crédito para o replantio das culturas. Irá solicitar também a liberação de sementes aos pequenos produtores.

Publicidade

LEIA MAIS: Afubra estima quebra de 30% na safra de tabaco no Vale do Rio Pardo

Brito já realizou audiência na Secretaria de Agricultura no dia 20 de janeiro, quando entregou uma relação das demandas recebidas de sindicatos e de líderes do interior, reiterando as necessidades em documento entregue na última segunda-feira na Casa Civil.

A comitiva será composta pelo governador Eduardo Leite; o secretário de Agricultura, Covatti Filho; o presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo; o presidente da Comissão de Agricultura e outros deputados estaduais, deputados federais e representantes de entidades.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.