Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Energia elétrica

RGE usa brincadeiras para ensinar a gastar menos; veja dicas

Foto: Alencar da Rosa

Para arrepiar: RGE enfatizou o uso consciente da energia e a necessidade de cuidado com eletricidade, do manuseio ao consumo

O projeto RGE na Praça desembarcou na Praça Getúlio Vargas, no Centro de Santa Cruz do Sul, nessa terça-feira, 18, com uma carreta de instrumentos divertidos. Simuladores de raios, capazes de arrepiar os cabelos por meio da energia estática e que mostram ainda como trafegam no ar as ondas da Rádio Gazeta, ensinam que o consumo consciente da energia é a melhor forma de reduzir o custo mensal da fatura.

O objetivo, segundo a RGE, é chamar a atenção da população para a importância de hábitos de consumo consciente de energia e da substituição ou compra de equipamentos com bom desempenho e baixo consumo. Na atividade realizada nessa terça, consumidores conseguiram trocar a titularidade da conta de energia, esclarecer dúvidas sobre a fatura e ainda descobrir como funciona a eletricidade.

A superintendente de Atendimento da RGE, Simone Rosa de Freitas, se “conectou” ao Gerador de Van De Graaff para dizer que energia é coisa séria. Isolada do solo para não receber choque, Simone teve o cabelo arrepiado, por conta da energia estática que passava pelo corpo dela durante a simulação. A lição ensina que é preciso ter cuidado com a eletricidade, do manuseio ao consumo.

Publicidade

O caminhão da companhia também forneceu lâmpadas LED. Em cada troca, a possibilidade de gastar menos com o uso da luz. A substituição de um lâmpada incandescente – aquelas comuns, amarelas – por uma com tecnologia LED representa economia de oito vezes no consumo. Para cada incandescente acesa, podem ser ligadas oito de LED.

LEIA MAIS: Veja dicas da RGE para economizar energia no verão

DICAS PARA ECONOMIZAR EM CASA

Publicidade

1. O chuveiro elétrico é o aparelho que mais consome energia em uma casa. Ele representa de 25% a 35% do valor na fatura. Nos dias quentes, coloque o chuveiro na posição “verão”. Assim, o consumo será cerca de 30% menor. Deixe o chuveiro ligado apenas o tempo necessário. Banhos demorados custam muito caro. Limpe periodicamente os orifícios de saída de água do chuveiro.

2. O ar-condicionado pode representar até 15% do valor gasto mensalmente com eletricidade. Por isso, instale o aparelho em local com boa circulação de ar. Mantenha portas e janelas fechadas, evitando a entrada de ar do ambiente externo. Limpe sempre os filtros. A sujeira impede a livre circulação do ar e força o aparelho a trabalhar mais. Mantenha o ar-condicionado sempre desligado quando você estiver fora do ambiente por muito tempo.

3. A geladeira também é um dos equipamentos que mais consome energia em uma residência. Ela representa, em média, de 25% a 30% do valor da conta. Instale a geladeira em local bem ventilado, não encostando em paredes ou móveis, longe de raios solares e fontes de calor, como fogões e estufas. Nunca utilize a parte traseira da geladeira para secar panos ou roupas. Degele e limpe a geladeira com frequência. Não se esqueça de manter as borrachas de vedação da porta em bom estado. Guarde ou retire alimentos e bebidas de uma só vez. Assim, você não ficará abrindo a porta da geladeira sem necessidade. Não bloqueie a circulação interna de ar frio com prateleiras de vidro, de plástico ou de outros materiais.

Publicidade

LEIA MAIS: Verão: aprenda a gastar menos com a geladeira

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.