Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Suspeita de coronavírus

Resultado dos exames do Lacen deve sair no início da próxima semana

Foto: Agência Brasil

A Vigilância Epidemiológica de Santa Cruz do Sul informou na noite desta sexta-feira, 28, que o Laboratório Central do Estado (Lacen) deve divulgar no início da próxima semana o resultado dos exames feitos no morador de Santa Cruz com suspeita de coronavírus. O Lacen é responsável pela primeira etapa do diagnóstico e analisa se os sintomas apresentados pelo paciente são causados por outro vírus, como o da gripe.

Em entrevista ao Portal Gaz, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Luciane Weiss Kist, disse que os exames de sangue e de imagem feitos no paciente que está em monitoramento já foram avaliados por um médico e que o seu estado de saúde continua o mesmo. “Até o momento, a pessoa continua em domicílio, sem mudança nenhuma no quadro”, afirmou.

Caso o Lacen não consiga identificar nenhum vírus que esteja causando os sintomas apresentados pelo paciente, os dados serão encaminhados para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que confirma ou descarta a infecção pelo novo coronavírus.

Publicidade

LEIA MAIS: Saúde acompanha caso suspeito de coronavírus em Santa Cruz e pede calma à população

Pessoas que voltaram de viagem
De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Luciane Weiss Kist, pessoas que voltaram de viagem recentemente estão recebendo orientações sobre o coronavírus. “Muitas pessoas nos procuraram, que voltaram da Itália, mas está todo mundo saudável, sem sintomas”, ressaltou.

A coordenadora ainda informou que está sendo feita uma busca, através do Facebook, para localizar pessoas que estiveram em viagem nos últimos dias e passar a elas orientações sobre o COVID-19.

Publicidade

Caso de Santa Cruz não aparece em boletim do Estado
O último boletim divulgado pelo Governo do Estado sobre a quantidade de casos suspeitos do coronavírus no Rio Grande do Sul não possui o registro do caso de Santa Cruz do Sul. Luciane contatou o governo estadual para saber a causa e eles informaram que um problema no sistema pode ter impedido a notificação de chegar à Secretaria Estadual da Saúde.

A coordenadora garantiu que os dados sobre o caso suspeito no município, em um relatório de 165 páginas, foram encaminhados para o governo. Segundo ela, outros municípios também têm enfrentado o mesmo problema.

LEIA MAIS: Confira dez perguntas e respostas sobre o coronavírus

Publicidade

Secretaria deve realizar nova coletiva
Ainda conforme Luciane, devido as diversas notícias falsas que estão circulando pela internet, as famosas fake news, na próxima semana, a Secretaria de Saúde de Santa Cruz deve realizar uma nova coletiva de imprensa para esclarecimento das dúvidas.

LEIA TAMBÉM: Saúde de Rio Pardo desmente fake news sobre coronavírus no município

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.