Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Previsão do tempo

Saiba quando acaba a estiagem no Vale do Rio Pardo

Herveiras é um dos municípios mais castigados pela falta de chuva na região | Foto: Clécio da Silva

A previsão do tempo não traz uma boa perspectiva de chuva ao longo deste mês. Os prognósticos mostram que a primeira quinzena de março não deve ter nenhuma precipitação significativa no Vale do Rio Pardo. O quadro deve fazer com que as perdas com a estiagem se intensifiquem em toda a região.

Segundo a meteorologista Estael Sias, da MetSul, a chuva que falta no Rio Grande do Sul se intensifica no centro do país. “Quando chove muito na região Sudeste e Centro-Oeste diminui a chuva no Sul. Então vamos ter tempo seco no Sul do Brasil e chuva na parte mais central do País”, explica Estael.

LEIA TAMBÉM: Governo Federal reconhece situação de emergência em cinco municípios da região

Publicidade

A boa notícia é que a estiagem deve chegar ao fim na segunda quinzena de março. De acordo com Estael, a tendência é de chuva mais frequente após o dia 20. “Eventualmente chove pelo dia 10 ou 15 de março, mas são pancadas passageiras. Já quantias mais volumosas, de 50 a 100 milímetros, podem acontecer só no final do mês”, observa a meteorologista.

Em fevereiro, a instabilidade foi irregular em Santa Cruz do Sul. Em determinadas regiões, praticamente não choveu nos primeiros 15 dias do mês. No Centro, a precipitação acumulada atingiu 66,5 milímetros. Isto equivale a pouco mais da metade de todo o esperado para o mês que é de 119 milímetros. Já a quantidade de água que o solo perdeu no último mês chega a 145 litros por metro quadrado.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.