Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Estiagem

Vale do Sol inicia racionamento de água na segunda-feira

Foto: Agência Brasil

Como muitos municípios da região dos vales e Centro-Serra, Vale do Sol tem sofrido com prejuízos, por conta dos dias consecutivos sem chuva. Diante disso, o prefeito Maiquel Silva afirmou em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9, na manhã desta sexta-feira, 13, que haverá racionamento de água no município a partir de segunda-feira, 16.

Silva explica que a medida foi tomada, sobretudo, por causa do alto índice de gastos da municipalidade no atendimento às propriedades rurais por meio de serviços de maquinários, combustível, horas extras entre outros gastos. “A prioridade exclusiva foi atender as localidades que necessitam de água potável e também aos nossos agricultores que, com o passar dos dias, vêm aumentando a demanda de solicitações de serviços de aguada, pois em diversas propriedades muitos animais não têm mais água pra tomar”, ressalta.

LEIA MAIS: Prefeitura de Vale do Sol planeja racionamento de água

Publicidade

Segundo ele, há uma projeção de gastos mensais para 2020 com os serviços da Secretaria de Obras e Agricultura e esse valor tem se elevado muito em decorrência do atendimento prioritário a essas famílias e propriedades. “Isso não quer dizer que estamos deixando de dar assistência, muito pelo contrário, estamos trabalhando incansavelmente, embora saibamos que a situação só deve amenizar no momento em que voltar a chover normalmente. Mas o serviços não param. A nossa preocupação é com esse alto índice de gastos”, reiterou.

Racionamento
A partir desta segunda-feira, 16, o racionamento de água iniciará pela localidade de Rio Pardense. A ação ocorrerá durante a noite, das 21 horas às 8 horas. Conforme Silva, o abastecimento da rede de Rio Pardense alcança praticamente todas as localidades da região baixa, ou seja, Linha Emília, Campos do Vale, Pinhal Trombudo e toda região do Faxinal de Dentro também entrarão em racionamento. Ele disse, ainda, que não há prazo para o término do racionamento, que pode se estender para as demais localidades, com comunicação prévia.

O abastecimento de água em Vale do Sol acontece por meio de poços artesianos e também de fontes de vertentes naturais. Segundo o prefeito, desde o dia 26 de dezembro, dois caminhões-pipa auxiliam no abastecimento de água. “São mais de 2 milhões de litros de água distribuídos desde o ano passado”, disse.

Publicidade

LEIA MAIS: Decreto de emergência de Rio Pardo é homologado

Homologação do decreto de emergência
O prefeito Maiquel Silva informou que em dezembro foi feito um levantamento dos prejuízos causados pela estiagem, quando foi assinado o decreto de emergência. No período entre novembro até metade de janeiro, foram contabilizados cerca de R$ 45 milhões em prejuízo, o que só aumentou de lá pra cá. “Esse valor é maior que o próprio orçamento anual da prefeitura que está em R$ 35 milhões.”

Além disso, a Defesa Civil do Estado confirmou nesta sexta-feira, 13, que foi publicado no Diário Oficial do Estado a homologação da solicitação do decreto de situação de emergência. O recurso previsto poderá minimizar os impactos causados pela estiagem em Vale do Sol.

Publicidade

LEIA MAIS: Estiagem forma paisagem que assusta na Prainha de Candelária

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.