Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Ministério Público cobra Prefeitura pela regulamentação da Lei do Uber

Foto: Divulgação

O Ministério Público decidiu cobrar da Prefeitura de Santa Cruz do Sul que encaminhe de uma vez por todas a regulamentação da lei dos aplicativos de transporte. Conforme mostrou reportagem da Gazeta do Sul na semana passada, embora esteja em vigor desde novembro, a nova Lei do Uber ainda não é cumprida porque precisa ser regulamentada, o que depende do governo.

LEIA MAIS: Lei do Uber ainda aguarda regulamentação em Santa Cruz

Quatro plataformas estão em atividade em Santa Cruz atualmente, mas não recolhem impostos municipais nem são registradas junto ao Município. Além disso, segundo a Associação Santa-cruzense de Motoristas por Aplicativo (Ascma), atualmente cerca de 300 pessoas atuam como motoristas vinculados a plataformas como Uber, 99 e Garupa. Destes, entre cem e 120 têm nos aplicativos a atividade principal.

Publicidade

Em despacho assinado no dia em que a reportagem foi publicada, o promotor de Defesa Comunitária, Érico Barin, determinou à Prefeitura que agilize “com a máxima celeridade” a regulamentação. Segundo Barin, a demora do Executivo cria “um cenário de quase estímulo à ilegalidade” e isso “precisa ser enfrentado com urgência, sob pena de caracterização de omissão ilegal pelo Município”.

“No mundo real, a situação parece ser a mesma anterior ao advento da legislação municipal, em que taxistas sofrem espécie de ‘concorrência desleal’ dos motoristas que atuam com aplicativos, os quais seguem à revelia do cumprimento de requisitos mínimos. Além disso, a mesma morosidade fomenta o aumento do transporte clandestino”, escreveu o promotor.

LEIA MAIS
Prefeitura deve multar motoristas de aplicativos que não se adequarem à regulamentação
Uber se manifesta sobre regulamentação da Câmara de Santa Cruz

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.