Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Coronavírus

Prefeitura tem plano de injetar R$ 5 milhões na economia de Santa Cruz

Diante das incertezas provocadas pela pandemia do novo coronavírus, o prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst, se reuniu nessa terça-feira, 31, com a procuradora-geral do Município, Tricia Schaidhauer; o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Jeferson Gerhardt; o secretário municipal de Saúde, Régis de Oliveira Júnior e o secretário municipal de Administração e Transparência, Eduardo Morales Wisniewski, para estudar medidas de incremento à economia local e ao fortalecimento de empreendedores do município.

De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, uma das propostas analisadas é a de fomentar a atividade econômica por meio do Banco do Povo, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo. A intenção é liberar R$ 5 milhões.

O objetivo é disponibilizar crédito de forma mais rápida e com juros subsidiados a profissionais autônomos, lojistas, comerciantes, prestadores de serviços, micro e pequenas empresas, empreendedores informais e microempreendedores individuais de Santa Cruz do Sul.

Publicidade

Os recursos utilizados para os financiamentos seriam oriundos dos cofres da Prefeitura e de bancos de fomento, como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A carência – ou seja, o prazo para começar a pagar – seria de seis meses.

Entretanto, a medida ainda depende da avaliação de instituições financeiras sobre a disponibilidade de recursos. Nesta quarta-feira, o secretário de Planejamento detalhará as medidas definidas em transmissão ao vivo pelo Facebook da Prefeitura.

Também nesta quarta-feira, às 9h30, seguindo as orientações do Ministério da Saúde, a Prefeitura marcou uma reunião com os representantes das funerárias e dos hospitais de Santa Cruz do Sul sobre o manejo de corpos.

Publicidade

LEIA TAMBÉM
Linha de frente: nos supermercados, uma guerra contra o vírus
Preços dos medicamentos não poderão ser alterados por 60 dias

Brasil tem mais de 200 mortes confirmadas

O Ministério da Saúde divulgou ontem um novo balanço sobre os casos de coronavírus no Brasil. Ao todo, o país já registra 201 mortes e 5.717 casos confirmados. No Rio Grande do Sul, até a noite dessa terça, 305 casos da doença foram confirmados, em 51 municípios, além de quatro mortes. A região segue sem nenhum situação oficializada, mas com 67 ainda em análise.

Dos 98 casos suspeitos em Santa Cruz do Sul, 82 são moradores do município e os demais da região. Já foram descartadas 57 amostras, sendo 47 de residentes de Santa Cruz do Sul. Há ainda 41 casos em investigação, 35 deles de moradores de Santa Cruz. O Hospital de Campanha, instalado junto ao Ginásio Poliesportivo, atendeu 190 pessoas até a noite dessa terça. Nenhuma precisou ficar em observação.

Publicidade

Em Venâncio Aires, dos 39 casos suspeitos, 25 foram descartados e 14 estão sob investigação. A última atualização da Prefeitura de Rio Pardo informou que dos 11 casos já notificados no município, seis seguem em análise e cinco foram descartados.

Das sete notificações em Candelária, três foram descartadas e quatro continuam como suspeitas. Segundo a Prefeitura de Vera Cruz, três casos foram negativados e não há nenhum suspeito no município. Pantano Grande tem uma situação sob investigação. Com as atualizações, o Vale do Rio Pardo tem 67 casos em análise e ainda nenhum confirmado oficialmente como tendo a Covid-19.

LEIA MAIS: Vera Cruz descarta mais um caso de coronavírus

Publicidade

“Prefiro pecar pelo excesso”

No pronunciamento na noite dessa terça, no Facebook, o prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst, ressaltou a necessidade de manter as medidas de restrição para evitar aglomerações. “Como prefeito, não fujo dessas responsabilidades e, com base em informações muito seguras, com embasamento científico, prefiro pecar por excesso do que por não agir”, disse.

Segundo ele, a solução para diminuir “o que está batendo à porta das nossas casas é a quarentena porque, se não cuidarmos do contágio, depois será muito pior”. Na fala, Telmo lembrou o caso de Milão, na Itália, que segue registrando um alto índice do contágio.

“A saúde das pessoas é absoluta prioridade. Precisamos, em Santa Cruz e na região, achatar, diminuir a curva de contágio para que a gente não repita o que aconteceu lá e para não precisarmos isolar Santa Cruz, como está fazendo o município de Bagé.”

Publicidade

LEIA MAIS: Prefeitura de Santa Cruz mantém indústria e comércio fechados

Por fim, relatou a falta de equipamentos de proteção e a dificuldade para compra de respiradores, além de detalhar as medidas que devem ser oficializadas hoje em decreto. “Iremos anunciar medidas econômicas para os nossos empreendedores. É um momento de união, cautela e cuidados. Peço consciência a todos e, quem pode, fique em casa”, finalizou.

Chega a 104 o número de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde fora da linha de frente nos atendimentos. Para atender demandas futuras, a Prefeitura abriu cadastro para voluntários de todas as áreas. Até agora, 401 pessoas se inscreveram. Dessas, 146 são da saúde – 97 técnicos em enfermagem, 41 enfermeiros e oito médicos. As inscrições podem ser feitas por formulários no site gaz.com.br.

WhatsApp Covid-19 recebeu mais de 900 mensagens

Uma das ferramentas de comunicação criadas especificamente para que a comunidade tire dúvidas em relação a alterações e enfrentamento ao novo coronavírus, o WhatsApp Covid-19, já recebeu 932 mensagens. Os principais assuntos questionados pela população até agora foram denúncias, sintomas e número de casos.

Diariamente, são enviados boletins com informações atualizadas sobre a situação da doença no município. Para receber as notícias, é preciso enviar nome completo para o número 99615 7365 e salvar esse contato na agenda do seu telefone. Até agora, 259 pessoas já se cadastraram.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.