Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Venâncio Aires

IFSul desenvolve máscaras para profissionais de saúde

Iniciativa envolve também equipes em Lajeado, Camaquã e Charqueadas

O combate ao coronavírus na região já demanda grandes esforços das equipes de saúde e, para colaborar, muitas empresas e entidades estão se unindo para oferecer equipamentos de proteção individual (EPIs) mais adequados aos profissionais. Uma delas é o campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) de Venâncio Aires, que está utilizando impressoras 3D para desenvolver protótipos de face shields, máscaras que protegem todo o rosto e que serão doadas ao sistema de saúde.

A iniciativa envolve também equipes em Lajeado, Camaquã e Charqueadas, e iniciou há duas semanas, de acordo com o professor Cristian Oliveira da Conceição, diretor-geral do campus Venâncio “Neste período testamos várias máscaras que poderiam ser usadas em casos de emergência e aquelas que pudéssemos produzir conforme os parâmetros da Anvisa, para uso no hospital”, contou. A equipe buscou opções de materiais mais leves, que possam ser higienizados, não quebrem e não machuquem tanto o rosto de quem usar a máscara durante longos períodos.

LEIA TAMBÉM: Ação da Unisc e da Prefeitura vai distribuir cerca de 1,2 mil pães por dia em Santa Cruz

Conforme Cristian, os recortes em acrílico estão sendo feitos com uso de um cortador a laser. Não foi possível adquirir acetato. O material para as próprias impressoras não era o mais adequado – um filamento rígido que poderia se quebrar. Então, parte da equipe foi até Caxias do Sul para buscar o material (pago do próprio bolso) com o qual pode-se fazer cerca de 600 suportes para face shields.

Publicidade

As impressoras do IFSul são modelos educacionais de baixa capacidade de produção, fazendo apenas de oito a dez peças por dia. Mas por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Venâncio Aires, uma parceria com uma empresa do município vai possibilitar aumentar a quantidade de suportes impressos. Inicialmente, o objetivo da iniciativa é suprir todos os profissionais de saúde pública do município – cerca de 130 pessoas – com as máscaras.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.