Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

4,5 mil testes

Pesquisa vai levantar percentual de infectados pela Covid-19 em Santa Cruz

A partir desta semana, inicia-se um estudo em Santa Cruz do Sul sobre a pandemia do novo coronavírus. O trabalho é coordenado pela Universidade Federal de Pelotas e conta com o apoio da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). A intenção da pesquisa é estimar o percentual de pessoas infectadas pela Covid-19. O estudo vai levantar números sobre a proporção de casos de infecção, pessoas sem sintomas e evolução da doença.

O trabalho vai se repetir a cada duas semanas por meio de visitas a residências sorteadas de forma aleatória. Os participantes vão passar por um teste rápido para o vírus. Conforme a secretária estadual de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Lemos, a testagem é amostral, da mesma forma que ocorre em pesquisas de opinião ou eleitorais. “O objetivo é verificar a real prevalência do coronavírus na população, porque, atualmente, os testes só são aplicados em pessoas que chegam aos hospitais com sintomas mais graves. Com essa outra abordagem, a gente vai tentar identificar focos, localidades e indivíduos que têm o contágio”, explicou.  

LEIA TAMBÉM: Gigante do tabaco desenvolve vacina contra o coronavírus

Publicidade

A secretária revelou ainda que o estudo vai permitir ações específicas de combate ao coronavírus para cada região do estado. “A partir disso, se faz uma estratégia mais localizada de isolamento, além de identificar aqueles que já tiveram o vírus, estão bons e já podem voltar ao trabalho, por exemplo.” Além de Santa Cruz do Sul, a pesquisa também vai acontecer em Caxias do Sul, Pelotas, Santa Maria, Uruguaiana, Ijuí, Passo Fundo, Canoas e Porto Alegre.  

População deve ficar atenta aos pesquisadores

Leany Lemos explicou também que serão aplicados 4,5 mil testes amostrais em Santa Cruz do Sul, portanto não será possível a testagem em toda a população. A secretária pediu ainda que as pessoas facilitem o acesso dos pesquisadores. Conforme ela, a equipe estará devidamente uniformizada e documentada, além de portar crachás identificadores e material de divulgação contendo números de telefone de contatos para dúvidas e esclarecimentos.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.