Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Coronavírus

Com permissão para abertura do comércio, região estuda medidas nesta quinta

Foto: Rafaelly Machado

Estabelecimentos devem respeitar as diretrizes sanitárias

O governo do Rio Grande do Sul vai permitir que municípios de fora das regiões de Porto Alegre e de Caxias do Sul autorizem a abertura do comércio a partir desta quinta-feira, 16, porém com regras de acesso e higiene. A decisão foi anunciada nessa quarta, 15, pelo governador Eduardo Leite (PSDB). A deliberação caberá às prefeituras que, se optarem pela flexibilização, terão que justificar a medida com dados técnicos sanitários.

Na região, em Vale do Sol, por exemplo, o comércio reabre nesta quinta com medidas preventivas que devem ser seguidas por parte dos empresários e consumidores. Os estabelecimentos comerciais, industriais e prestadores de serviços poderão fazer atendimento em horário comercial evitando aglomeração e limitando o atendimento a metade da lotação máxima prevista no Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI). Fica determinada a adoção de escalas, com revezamento de turnos e alterações de jornadas entre seus funcionários e colaboradores, para reduzir fluxos, contatos e aglomerações de trabalhadores, bem como as providências necessárias ao cumprimento das diretrizes sanitárias de distanciamento interpessoal de, no mínimo, dois metros.

Os eventos festivos, de caráter público ou privado, permanecem proibidos. As aulas continuam suspensas. Novas flexibilizações ou restrições podem ser divulgadas nos próximos dias. O prefeito Maiquel Silva reforçou o pedido para que todos sigam com as medidas de prevenção. “Pedimos que aqueles que puderem fiquem em casa. Principalmente as pessoas dos grupos de risco. É um momento atípico e precisamos da conscientização da comunidade”, afirmou.

Publicidade

LEIA MAIS: Estado libera municípios para decidir sobre abertura de comércio

Já os prefeitos de Rio Pardo, Rafael Barros, e de Pantano Grande, Cássio Soares, anunciaram que aguardam a publicação do novo decreto estadual para alterar as regras para o funcionamento do comércio nos municípios. Com isso, as lojas seguem fechadas nesta quinta-feira, quando os chefes dos executivos devem se pronunciar.

“Vamos confeccionar um novo decreto no nosso município em cima da legislação e do protocolo do governo do Estado”, afirmou o prefeito de Rio Pardo, em pronunciamento enviado à Rádio Rio Pardo FM 103,5.

O prefeito de Pantano Grande afirmou que pretende se valer da possibilidade criada pelo governo. “Temos a intenção de flexibilizar todos os setores possíveis e contamos com o auxílio tanto dos empresários como da comunidade para que seja possível a abertura do comércio com responsabilidade e seguindo rigorosamente as medidas de higiene e controle do acesso de clientes”, disse Cássio Soares.

Publicidade

Em Santa Cruz do Sul as restrições ao funcionamento do comércio estão mantidas, por enquanto. O decreto municipal, que permite que as lojas funcionem apenas de portas fechadas, com vendas por delivery ou drive-thru, tem validade até sexta-feira, 17. “Até lá, seguem as regras que já estão em vigor. Só poderemos definir mudanças depois que tivermos acesso ao regramento do Estado e, mesmo assim, com muita cautela”, disse o prefeito Telmo Kirst.

LEIA MAIS: Decreto com restrições ao comércio em Santa Cruz tem validade até sexta-feira

O mesmo pensamento tem o prefeito de Vera Cruz, Guido Hoff. Em pronunciamento nas redes sociais, ele afirma que o decreto do Estado será avaliado nesta quinta e será adaptado à realidade local. “Há cerca de duas semanas sugerimos a adoção de medidas semelhantes batizada de “sanfona segura”. Nessa proposta, defendíamos que municípios com poucos ou nenhum caso confirmado ainda pudessem, avalizados por critérios científicos de distanciamento social associados com a capacidade de atendimento, sempre com foco na saúde das pessoas, retomar parte de suas atividades econômicas. Aguardaremos o novo decreto para anunciarmos novas normas mínimas de atuação do comércio. A segurança da saúde das pessoas continuará norteando nossas medidas.”

O Governo do Estado anunciou hoje (15 de abril) que o novo decreto a ser publicado amanhã (16 de abril), trará algum…

Publicidade

Posted by Município de Vera Cruz on Wednesday, April 15, 2020

>> CLIQUE AQUI E CONFIRA O DECRETO NA ÍNTEGRA

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.