Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Saúde

Drive-thru de máscaras arrecada mais de 416 quilos de alimentos

Foto: Alencar da Rosa

Ação na Praça Getúlio Vargas no sábado terminou com 300 máscaras distribuídas

A ação conjunta do Rotary Club Santa Cruz Oeste e da Subseção dos Advogados do Brasil (OAB) de Santa Cruz do Sul, através da Comissão do Jovem Advogado, de disponibilizar uma máscara de tecido em troca de dois quilos de alimentos, que posteriormente serão doados a pessoas carentes do município e entidades assistenciais, está conquistando a comunidade santa-cruzense. A campanha Faça o Bem sem Olhar a Quem teve início há duas semanas.

Nesse sábado, 18, foi realizada a sua segunda ação, um drive-thru das 9 horas às 16 horas na Praça Getúlio Vargas, em frente à Casa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Ao todo, foram arrecadados 416 quilos de alimentos e diversos produtos de limpeza. Na ocasião, foram entregues 300 máscaras. No total, desde quarta-feira, 15, quando a iniciativa teve início, foram arrecadados 916 quilos de alimentos, 69 litros de produtos de limpeza, além de outros itens de higiene.

LEIA MAIS: Drive-thru de Máscaras arrecada donativos neste sábado

Publicidade

De acordo com um dos idealizadores da campanha, o professor e rotariano Rodrigo Alves França, a distribuição dos alimentos teve início na noite de sábado, 18, quando alguns produtos foram entregues à Associação de Auxilio aos Necessitados e Idosos (Asan) de Santa Cruz. “Entregamos cinco cestas básicas, além produtos de higienização e limpeza”, contou. Parte das doações será destinada a famílias de alunos da Escola Guilherme Hildebrand, do Bairro Progresso. “A direção desta escola já entrou em contato, temos várias pessoas que estão em situação de risco e que precisam muito destas doações.” A expectativa, segundo ele, é também beneficiar moradores do Loteamento Beckenkamp e outros bairros.

Duas mil máscaras
A iniciativa, que iniciou com a produção caseira de apenas 30 máscaras confeccionadas pelo próprio idealizador, ganhou vulto graças à ação conjunta do Rotary e da OAB e da divulgação nas redes sociais, o que possibilitou a formação de uma “rede do bem”, como explica França. “Atualmente temos 16 costureiras cadastradas que trabalham voluntariamente. A matéria-prima para a fabricação das máscaras, o TNT, foi doada pela Clip Graffite. Foram 150 metros até o momento. A aquisição dos elásticos foi feita com recursos do Rotary e da OAB.”

O objetivo do grupo de voluntários é distribuir ao longo do mês de abril cerca de 2 mil máscaras. Já fizemos 800 máscaras. A previsão é encerrar a semana com mais 1,2 mil itens”, disse.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz estabelece uso de máscaras na hora das compras

Intenção também é doar máscaras
Outra novidade é que a campanha, que começou com o objetivo de arrecadar alimentos e materiais de limpeza para a distribuição em favor das famílias carentes, irá além. De acordo com a esposa de Rodrigo, a advogada Letícia de Mello Pereira, que integra a Comissão do Jovem Advogado da OAB, a intenção é, em um segundo momento, distribuir também máscaras às pessoas de baixa renda. “Temos tanta gente engajada que vimos um potencial de crescimento e, com isso, a possibilidade de entregar alimentos e máscaras a quem não dispõe de recursos para adquiri-los.”

Conforme ela, as pessoas físicas e jurídicas que quiserem contribuir com a doação de insumos ou mão de obra para a confecção das máscaras devem entrar em contato por meio das redes sociais da OAB ou do Rotary Club Santa Cruz Oeste ou ainda pelo telefone (51) 98024 1006 com Rodrigo.

Publicidade

“A campanha não tem prazo de validade. Estamos ganhando uma força que não imaginávamos e parar com ela gora, neste momento em que todo mundo precisa de ajuda, não faz sentido nenhum”, afirmou.

Iniciativa, segundo o casal idealizador, ganhou uma força que eles não imaginavam

LEIA TAMBÉM: Prefeitura divulga novo decreto com medidas de combate à Covid-19

Doações
Dentre as tantas pessoas que participaram da iniciativa, estava o aposentado Nelson Schlindwein, 67 anos, morador do Centro. No meio da manhã, ele se deslocou até o ponto de coleta com uma caixa contendo cerca de 30 itens alimentícios. Questionado sobre os motivos de seu gesto, ele afirmou: “Sou aposentado, eu e minha esposa estamos recolhidos em casa, mas vim ajudar quem precisa mais do que eu”, disse.

Publicidade

Schlindwein foi até a praça com uma caixa contendo 30 itens alimentícios

Quem também colaborou com a ação na Praça Getúlio Vargas foi o rotariano Adilo Rehbein e a companheira Lizete. “Estamos todos em alerta, é um momento de ajudar quem precisa. E esta campanha do Rotary com a OAB está sendo vista com bons olhos para ajudar quem precisa”.

Rehbein e Lizete: “Hora de ajudar quem precisa”

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.