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Economia

Comércio de Santa Cruz sente efeitos das vendas para o Dia das Mães

Foto: Rafaelly Machado

As filas em frente às lojas e o movimento de pessoas com sacolas e pacotes nas mãos indicava que, após um período de baixa, gradativamente o comércio de Santa Cruz do Sul começa a sentir a volta dos clientes. Na manhã de sábado, 2, mesmo após o feriado do Dia do Trabalho, quem saiu às ruas encontrou um ritmo bem mais intenso de consumidores: eram os filhos antecipando as compras para o Dia das Mães, que é celebrado no próximo domingo.

As cenas que há tempos não eram vistas trouxeram uma dose de otimismo aos comerciantes e representantes do setor. Ainda que o ritmo esteja abaixo do verificado em anos anteriores em razão da pandemia do novo coronavírus, o momento é visto como de retomada.

Como o atendimento aos clientes está restrito em função das recomendações dos órgãos de saúde, a orientação para quem pretende escapar de filas e correria na última hora é para que antecipe no que for possível a busca pelos presentes. O presidente do Sindilojas do Vale do Rio Pardo, Mauro Spode, alerta que consumidores procurem sair de casa em horários com menor movimentação de pessoas. “As lojas estão sendo monitoradas pela fiscalização e esperamos que o consumidor faça sua parte. A conscientização de todos é muito importante nessa hora”, frisa. O uso de máscaras e álcool em gel, bem como o cadastro dos clientes é obrigatório.

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Ele também avalia que os próximos dias devem ser mais agitados. “É início de um novo mês, mas ficou a sensação de que o consumir procurou mais as lojas já pensando no Dia das Mães. Há uma perspectiva positiva, de que as pessoas voltem a consumir”, comentou. O dirigente ainda relatou que, com as restrições, o atendimento costuma levar um pouco mais de tempo. Com isso, estabelecimentos maiores, como lojas de departamentos, acabam levando vantagem, por poderem comportar mais pessoas. Spode ressalta que o comércio está pronto para atender o público e seguindo todos os cuidados necessários para segurança. Contudo, ele antecipa que as vendas não devem se igualar a 2019.

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Santa Cruz também viu o resultado do último fim de semana com confiança. “Entendemos que a movimentação foi interessante, como alguns segmentos em relação à venda. Os consumidores precisam ter a consciência de que precisamos manter as orientações de saúde sobre controle e quem puder antecipar suas compras que o faça para não gerar uma correria na última hora”, disse o vice-presidente Ricardo Fernando Bartz.

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O representante da CDL ainda ressaltou que o Dia das Mães é a segunda data de maior movimentação no comércio, perdendo apenas para o Natal. “Não temos como proibir campanhas ou promoções em cada loja. Pedimos consciência para que não se tomem atitudes que possam gerar problemas depois, como as aglomerações. Estamos esperançosos que a comemoração gere um fluxo de caixa atrativo para as empresas, que seja positivo.”

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Para lojistas, movimento traz expectativa de bons resultados

Se do lado de fora houve filas, dentro das lojas o que se via era otimismo. Esse era o sentimento de Eduardo Freitas, gerente em uma das lojas da Floricultura Paisa Mundy, no Centro de Santa Cruz. “Os clientes estão se antecipando. Temos atendido muitas ‘compras casadas’. Não é só para a mãe, tem um presente para a esposa e para a sogra também”, comemorou.

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Segundo Freitas, em média cada cliente tem gasto cerca de R$100,00. “Todos têm saído satisfeitos. Temos novidades e kits para todos os gostos e bolsos”, disse. Ele ainda traçou um comparativo com as outras semanas em que o comércio esteve aberto já com as restrições. “Esperamos para esses próximos dias uma procura de 80% a mais que nas semanas anteriores. Estamos preparados para atender a todos”, ressaltou.

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Para os consumidores, o sábado foi dedicado às compras. Dentre os que saíram de casa para buscar os presentes estava Rosemari Lúcia Neumann, 39 anos. Ela foi ao Centro acompanhada da afilhada Camila Stoelben, 23 anos. Além dos presentes, elas também buscavam itens para uma nova etapa que se inicia para Camila, que recentemente foi chamada em um concurso público. “Viemos cedo e já compramos boa parte do que precisamos”, comentou Rosemari, mostrando as sacolas com mochila, calçado e roupas.

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“Mesmo trabalhando em home office, tenho que vir para o escritório de contabilidade no Centro, uma vez por semana, para buscar e encaminhar documentos. Nessa vinda eu já antecipei minha compra do Dia das Mães, aproveitei que não havia filas” disse Rosemari, impressionada com a movimentação nas lojas e empreendimentos comerciais no sábado. Ela não quis revelar o presente que dará a sua mãe Maria, no próximo domingo, mas deu uma dica: “Ela vai ficar cheirosa, vai adorar e se sentir cada vez mais bonita.”

A autônoma Karen Valle, 19 anos, também enfrentou as filas. Ela estava com sacolas de utensílios de cozinha para repor em sua casa. “Estou há trinta minutos aguardando a minha vez. É uma época difícil, de poucos presentes. Estou vindo comprar uma bota para uma sobrinha que precisa e, se for possível, quero encontrar algo para a minha mãe. Com a pandemia, se pudermos passar esse dia juntas será um grande presente.”

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Prêmios

O primeiro sorteio da Campanha CDL Presente Com Você, dos cupons das vendas alusivas à Páscoa, vai ocorrer junto com o do Dia das Mães, no dia 15 de maio, na Praça Getúlio Vargas. Cada R$ 50,00 em compras nas lojas participantes valem um cupom para concorrer aos prêmios.

A campanha, uma realização da CDL Santa Cruz, teve início no dia 13 de março e encerramento no dia 28 de dezembro.

O patrocínio é da Agro Comercial Afubra Ltda e da Cooperativa Sicredi Vale do Rio Pardo, com apoio da Associação dos Revendedores de Veículos de Santa Cruz do Sul (Arevesc).

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