Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

boa notícia

Chuva favorece as pastagens de inverno na região

Foto: Rafaelly Machado

As precipitações dos últimos dias têm beneficiado os produtores com a finalização dos cultivos de volumosas de inverno, usadas para alimentar o gado leiteiro e de corte durante o outono e a entrada do inverno, assim como no fortalecimento das pastagens para enfrentarem o frio. Além disso, a quantidade de água serviu para deixar a terra fofa e úmida para o plantio de hortaliças.

O assistente técnico Josemar Parise, do escritório regional da Emater/RS-Ascar de Soledade, explica que em determinadas áreas da região, como nos municípios do Centro-Serra e áreas mais ao sul do Vale do Rio Pardo, o volume acumulado de chuva ficou na casa dos 30 milímetros. “É uma boa ajuda para alimentar o gado no período de inverno, quando o volume de forrageiras é sempre mais escasso”, salienta o assistente técnico.

LEIA TAMBÉM: Estiagem afeta as mudas de tabaco nos canteiros

Na propriedade rural de Giovane Weber, em Cerro Alegre Alto, a expectativa cerca a recomposição de um açude. O produtor de tabaco revela que a preparação da safra 2021 não chega ser beneficiada com os 13 milímetros de chuva medidos por ele na terça-feira, 5. “Estamos ainda fazendo as mudas nos canteiros, de maneira que este volume de chuva não interfere em nada nesta situação”, ressalta.

Weber espera conseguir recompor um açude, preparado para armazenar água na propriedade. “Pretendo acompanhar a evolução deste reservatório com vídeo. Esperamos que nos próximos dias ocorram mais chuvas, para que se possa acumular mais água”, enfatiza o produtor.

Publicidade

LEIA MAIS: Pandemia afeta entrega do tabaco para as indústrias

Na lavoura, umidade e verduras verdinhas
O pluviômetro instalado na propriedade da família Fritzen, em Linha João Alves, no interior de Santa Cruz do Sul, registrou na terça 15 milímetros de chuva acumulada. A quantidade de água serviu para deixar a terra fofa e úmida para o plantio de hortaliças, a serem vendidas na feira rural. No entanto, não serviu para aumentar o volume de água em açudes e nos reservatórios da região. Além de hortaliças, o plantio das pastagens de inverno é favorecido com a chuva de segunda e terça-feira, ajudando a amenizar o flagelo da produção de leite em toda a redondeza.

Na tarde de terça, os produtores Giovani e Luciane Fritzen aproveitaram a terra molhada para plantar agrião. A folhosa faz parte do mix de produtos que a família cultiva em três hectares em Linha João Alves. Com uso de irrigação, os Fritzen enfrentaram bem a estiagem. Porém, com o acumulado desta semana, puderam transplantar as mudas sem ter de molhar a terra. “Já que choveu, aproveitamos o tempo para plantar o agrião. Estes 15 milímetros foram suficientes para deixar a terra úmida, o que para nós é muito bom”, confirmou Luciane.

Publicidade

Giovane explica que a propriedade é irrigada. Para manter o sistema, depende da recomposição de água em açudes. “Teríamos de ter mais umas duas ou três chuvas como esta, com volumes maiores, para conseguir juntar um pouco de água nos reservatórios, a fim de manter a produção normal”, disse o produtor.

Em Linha João Alves, no interior de Santa Cruz do Sul, Giovani e Luciane Fritzen aproveitaram a volta da umidade para o plantio de hortaliças | Foto: Rafaelly Machado

LEIA TAMBÉM: Esta quarta-feira será decisiva para uma recuperação do Lago Dourado

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.