Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Maio tem mais chuva do que os três meses anteriores somados

Foto: Rafaelly Machado

O mês de maio segue quebrando recordes do ano no quesito precipitação em Santa Cruz do Sul. Depois de registrar as marcas de maior chuva diária e melhor acumulado desde o ano passado, chegou a vez de comparar a instabilidade deste mês com o próprio ano de 2020 – e, mesmo assim, maio segue se destacando.

Em apenas 14 dias, o período acumula mais chuva do que os três meses anteriores somados: fevereiro (66), março (11) e abril (35) totalizam 111 milímetros, enquanto maio já registra 112 milímetros. Este número também representa 91,8% da expectativa de chuva para todo o mês – 122 milímetros.

LEIA MAIS
Há mais de meio ano não se registrava chuva tão intensa em Santa Cruz
Santa Cruz registra a maior chuva diária em 5 meses

Publicidade

Maio só fica atrás, até agora, do acumulado de janeiro deste ano, quando Santa Cruz do Sul registrou 253 milímetros de precipitação. Os dados da estação meteorológica da Gazeta Grupo de Comunicações demonstram como a estiagem se fortaleceu nos meses seguintes e as reservas encontram, agora, um alívio da seca.

Conforme a MetSul Meteorologia, não foi somente Santa Cruz que sentiu os efeitos da chuva. Muitas cidades do Rio Grande do Sul tiveram nessa quarta-feira, 13, os maiores volumes de chuva em meses. Isso deve amenizar os prejuízos da estiagem que castiga o Estado.

Os acumulados foram altos em pontos da faixa central do Estado, como no Centro gaúcho, nos Vales (que inclui Santa Cruz), na Grande Porto Alegre e nas áreas mais ao Sul da Serra. Os acumulados, até as 19 horas dessa quarta, foram de 122 milímetros em Arroio do Tigre, 95 em Lajeado e 88 milímetros em Lagoa Bonita do Sul, conforme a MetSul.

Publicidade

LEIA MAIS: Rio Pardinho começa a reagir após as chuvas

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.