Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CÂMARA DE SANTA CRUZ

Justiça rejeita suspensão do julgamento de Alceu Crestani

Foto: Jacson Stülp/Câmara de Vereadores

Crestani cumpre o quarto mandato de vereador e presidiu a Câmara no ano de 2016

A Justiça de Santa Cruz do Sul rejeitou um pedido feito pelo vereador Alceu Crestani (PSD) para que fossem suspensos os trabalhos da comissão responsável pelo seu processo de cassação. Com isso, está mantida a votação marcada para a tarde desta quarta-feira, 27, quando o plenário vai decidir se Crestani perderá ou não o mandato.

Crestani foi alvo da Operação Feudalismo, do Ministério Público, e responde a uma ação civil pública por improbidade administrativa por supostamente exigir parcelas de salários de um ex-servidor e manter um “assessor fantasma” em seu gabinete. Ele nega as irregularidades. Na segunda-feira, 25, a comissão processante concluiu o relatório que pede a cassação do vereador por quebra de decoro parlamentar. O julgamento ocorrerá em votação aberta e, se houver ao menos 12 votos favoráveis à cassação, Crestani será afastado imediatamente e de forma definitiva.

LEIA MAIS: “Jamais eu vou tirar dinheiro de assessor”, diz Crestani

Publicidade

O pedido feito à Justiça foi para que os trabalhos da comissão fossem suspensos até a conclusão da ação judicial. Desde que a denúncia veio à tona, a defesa argumenta que a Câmara não deveria se pronunciar antes da Justiça, como forma de evitar a hipótese de o vereador ser cassado e posteriormente absolvido.

Na decisão, porém, o juiz André Luis de Moraes Pinto, da Segunda Vara Cível, disse que o pedido deveria ser feito em uma ação autônoma, já que a Câmara de Vereadores não integra a ação civil pública. O magistrado alegou ainda que os processos na Câmara e na Justiça são distintos, embora tratem dos mesmos fatos, e que eventualmente uma mesma situação pode configurar quebra de decoro e não improbidade.

LEIA TAMBÉM: Quem vai depor nos processos contra Crestani e Elo

Publicidade

“Um é o julgamento político-jurídico no âmbito do Parlamento, político no mérito e jurídico na forma (observância de justa causa, respeito às normas procedimentais, observância de garantias, etc.). Outro, na órbita judicial, jurídico até a medula”, escreveu o juiz.

Procurada, a defesa de Crestani informou que só se manifesta nos autos do processo. Além da ação cível, Crestani também responde a uma ação criminal. Na quinta-feira, 28, haverá o julgamento de outro processo de cassação, o de Elo Schneiders (PSD), que também foi alvo da Operação Feudalismo.

LEIA MAIS: Comissões decidem pedir a cassação de Crestani e Schneiders

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.