Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

RIO TAQUARI

FOTOS: cheia atingiu nove comunidades do interior de Venâncio Aires

Foto: Rafaelly Machado/Banco de Imagens

A quarta maior cheia dos últimos cem anos no Rio Taquari impactou na vida de 1,5 mil famílias, moradoras em nove localidades do interior de Venâncio Aires. Os dados fazem parte do levantamento preliminar da Defesa Civil, que trabalha durante o fim de semana em socorro dos flagelados.

As comunidades de Chafariz, Picada Nova, Picada Mariante, Linha Sertão, Lagoa Funda, Corredor Olaria, Itaipava das Flores, Vila Mariante e parte de Taquari Mirim registram estragos. Em alguns locais não há nem mesmo água potável, pois o abastecimento das famílias ocorre por poços artesianos e cacimbas, que foram contaminados com a alta de 27,39 metros do Rio Taquari. Nas áreas atendidas pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), como em Vila Mariante, o fornecimento de água e energia já foi retomado.

LEIA MAIS: Após enchente, Venâncio deve emitir decreto de emergência

Publicidade

Segundo o coordenador da Defesa Civil Dário dos Santos Martins, na próxima segunda-feira, 13, após reunir-se com técnicos da Emater/RS-Ascar e com base nos levantamentos feitos durante o fim de semana, o município terá a dimensão do prejuízo da cheia. Martins é também secretário municipal de Segurança, e coordena o trabalho feito em Venâncio Aires.

A Defesa Civil de Venâncio Aires necessita de doações de produtos de limpeza, colchões e roupas, pois foram os itens perdidos pelas famílias. As doações podem ser centralizadas na Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social, com contato pelo telefone 9 9770-0718.

LEIA MAIS: Rio Taquari transborda e desaloja moradores

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.