Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Giovane Weber

Por dentro da safra: e não é que já concluímos o plantio?

Foto: Giovane Weber

Nosso vizinho, Nestor Hentschke, vai colocando a muda conforme ela deve ser fixada na terra, e a máquina é puxada pelo trator

Olá, pessoal! Tudo bem? A notícia para nós, aqui na propriedade, é que na semana passada concluímos o plantio do tabaco desta nova safra. Isso mesmo. Se na semana anterior havíamos adiado o começo do transplante por causa da previsão do tempo, que indicava geada forte na região, o que se confirmou, na semana passada novamente nos orientamos pela meteorologia, mas agora ao contrário, para agilizar o plantio, pois a previsão era de uma semana de sol e temperaturas amenas. E deu tudo certo.

Assim, em uma semana concluímos o transplante de 50 mil pés, enquanto meu pai, seu Aloísio, ainda tem mais 10 mil de sua parcela, de 25 mil, por plantar. Isso feito, os 75 mil pés que programamos para a safra 2020/21 estarão na lavoura. E o tempo de fato está colaborando muito para que as mudas possam se fixar bem na terra. Como agora a previsão é de um veranico nos próximos dias, sem frio ou geada mais forte, as plantinhas poderão se desenvolver ao natural.

LEIA MAIS:
Geada desta semana causou estragos no tabaco que já estava na lavoura
Por dentro da safra: começa o plantio do tabaco

Publicidade

Por dentro da safra 28/07

POR DENTRO DA SAFRA | Na semana passada foi concluído o plantio do tabaco desta nova safra. Como agora a previsão é de um veranico nos próximos dias, sem frio ou geada mais forte, as plantinhas poderão se desenvolver ao natural. Confira no vídeo de Giovane Weber, da página Fumicultores do Brasil

Posted by Portal GAZ on Monday, July 27, 2020

Uma máquina a trator para o transplante

Curiosamente, tivemos uma ajuda até inesperada na operação de plantio na semana passada. Uma empresa de Santa Catarina veio testar em nossa propriedade uma máquina de plantio de tabaco acoplada a trator. E decidimos testá-la, embora a gente não tenha adquirido uma. Ela tem um custo relativamente alto para a pequena propriedade, mas de fato agiliza bastante o serviço. Plantamos 20 mil mudas com ela, como se pode ver no registro na foto acima.

Publicidade

A operação é feita com uma pessoa sentada (na foto, nosso vizinho Nestor Hentschke), que vai colocando a muda conforme ela deve ser fixada na terra, e a máquina é puxada pelo trator, como mostrarei em vídeo no Portal Gaz. A terra tem de estar em conformidade, não molhada por cima para não grudar, mas úmida por baixo da superfície para fixar bem a muda. Na semana passada, o solo estava perfeito. O custo é alto para minifúndio, mas, como sempre digo, cada produtor deve calcular a relação custo-benefício para a realidade de sua família e de sua propriedade.

LEIA MAIS: Por dentro da safra: as mudas de tabaco estão prontas para o plantio

Clima promete colaborar nos próximos dias

Publicidade

Pelo que se observa da previsão do tempo para os próximos dias, o início da safra de tabaco 2020/21 não poderia estar sendo melhor. Embora alguns produtores tenham tido problemas com as mudas afetadas pela geada, nas regiões que plantaram mais no cedo, os que se orientaram pela meteorologia para evitar esses transtornos acabarão sendo muito beneficiados pelos dias de sol e calor que vêm por aí. Claro que o plantio recém foi feito e ainda teremos muitos dias e muitas noites com inquietação pela frente, em que ficaremos ansiosos por causa de chuva, tempestade, granizo, e as nossas lavouras estão a céu aberto. Temos o seguro mútuo da Afubra, contra granizo; ainda assim, é o sustento de nossa família que está ali, ao relento.

Parabéns pelo Dia do Agricultor, hoje

Deixo aqui meus parabéns a todos os agricultores pelo seu dia, comemorado hoje. Se no último sábado tivemos a passagem do Dia do Colono e do Motorista, em referência aos colonizadores alemães que se instalaram no Rio Grande do Sul, e a todos os motoristas, hoje então é o dia de lembrar dos que fizeram da agricultura a sua área de atuação e que produzem os alimentos e as matérias-primas.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: uma nem terminou, e a outra começa

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.