Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Coronavírus

Cinemas projetam retorno com medidas de prevenção

Foto: Lula Helfer

Um dos setores duramente afetados pela pandemia do novo coronavírus, os cinemas projetam o retorno das atividades seguindo medidas de prevenção para garantir a segurança do público e dos funcionários. Em Santa Cruz do Sul, sem exibições desde março, o Cine Santa Cruz e o Cine Max somam prejuízos a cada dia fechados.

A expectativa é que as salas voltem a funcionar no próximo mês, seguindo uma série de cuidados, como a ocupação de apenas 50% da capacidade. “Como nossos cinemas possuem poltronas numeradas, facilita bastante esse controle do distanciamento. Pode-se, por exemplo, ocupar uma poltrona e alternar duas”, explica a sócia-proprietária do Cine Santa Cruz e Cine Max, Cristchie Bechert.

Outras medidas incluem intervalos maiores entre as sessões para uma higienização mais completa das salas, manter as portas abertas para ventilação, exibição de vídeo ilustrativo sobre prevenção da doença antes de cada exibição, além da distribuição de material informativo, incentivo às vendas online e disponibilização de álcool em gel 70%.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Senado aprova auxílio emergencial a artistas

Juntos, os dois cinemas contam com 18 funcionários. “Até o momento, fizemos de tudo para não ser necessária nenhuma demissão e por isso estamos lutando para reabrir, para que essa medida não precise ocorrer.” Para Cristchie, o setor passa por este momento com apreensão, mas com a esperança de retornar o mais breve possível.

Outro fator que deve prejudicar os cinemas, mesmo no retorno, é o fato de os estúdios terem adiado a maioria das estreias previstas para este ano. Filmes como Mulan, Mulher-Maravilha 1984, Viúva Negra, Tenet e outros, que prometiam grandes bilheterias, chegarão às salas de exibição apenas em 2021. “Com certeza, esse é mais um fator que vai afetar o nosso retorno. Mas ano que vem será um ano de ótimos lançamentos, estamos ansiosos”, comentou.

Publicidade

LEIA MAIS: Vem aí a terceira edição do Festival Santa Cruz de Cinema

Festival #JuntosPeloCinema
Os cinemas de Santa Cruz estão participando de um festival nacional onde as salas se uniram para elaborar uma retomada com segurança e em conjunto. O #JuntosPeloCinema está previsto para começar em 12 de agosto, mas a data ainda pode sofrer alterações. “Ele terá a durabilidade prevista de duas semanas, exibindo grandes clássicos de sucesso no cinema e servindo como um ‘esquenta’ para logo depois retomar os lançamentos. Os filmes já estão programados e inclusive já estão aqui, serão divulgados assim que tivermos uma data efetiva”, explica Cristchie.

Por ser uma operação de alto custo, as exibições são a única maneira de manter as salas de funcionando, ainda que com público reduzido. “Eu acredito que a retomada é necessária para mostrar que o cinema é um local seguro e que as suas medidas de prevenção são eficazes. Precisamos dessa oportunidade, tendo em vista que há tantas outras atividades de maior risco funcionando.”

Publicidade

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.