Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ASSISTÊNCIA JURÍDICA

Call center do GAJ da Unisc atendeu 540 pessoas em cerca de três meses

Atendimento entrou em funcionamento no dia 14 de abril

Do dia 14 de abril, quando entrou em funcionamento, até essa terça-feira, 28, o call center do Gabinete de Assistência Judiciária da Unisc (GAJ) realizou 540 atendimentos. O serviço oferece auxílio jurídico gratuito relacionado aos benefícios propostos pelo governo federal para apoiar a população durante a pandemia da Covid-19.

As principais dúvidas da população são relacionadas a problemas envolvendo a atualização do aplicativo, ausência do nome no cadastro único ou por não preencher os requisitos. A maioria das pessoas que procura o serviço é de Santa Cruz do Sul e região, porém, também foram atendidas ligações de outras cidades do Rio Grande do Sul e, inclusive, de outros estados, como Alagoas, Bahia e Pará.

LEIA TAMBÉM: Cisvale e Unisc adiam início da testagem rápida na região

Publicidade


Os atendimentos esclarecem dúvidas sobre os benefícios: Auxílio Emergencial (destinado aos trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI), autônomos e desempregados); Abono Salarial – PIS (assegura um salário mínimo anual aos trabalhadores que recebem em média até dois salários mínimos de remuneração mensal de empregadores que contribuem para o PIS ou para o Pasep; e Antecipação Auxílio Doença (o INSS pode antecipar um salário mínimo mensal aos requerentes de auxílio-doença que estiverem na fila do benefício mediante apresentação de atestado médico).

Conforme os professores responsáveis pelo projeto, Elia Hammes e Vinícius Laner, a partir de julho, além das informações via telefone, pessoas de Santa Cruz do Sul que tiveram o benefício negado começaram a ser atendidas presencialmente no GAJ, face a um convênio firmado com Justiça Federal. “Já foram distribuídas mais de dez ações no Juizado Especial Federal, buscando a efetivação de direitos aos benefícios emergenciais que foram negados administrativamente”, explicou Laner.

O horário de funcionamento ocorre das 9 às 12 horas e das 13h30 às 16h30, pelo fone (51) 3717-7444. Prestam atendimento as advogadas supervisoras de estágio Fernanda Barreto, Márcia Moreira e Ramônia Schmidt, com apoio das acadêmicas de Direito Tainá Jost e Camila Nemecek. Completam a equipe Karina Costa e Bruna Vendruscolo, com orientação do professor Vinícius Laner.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Unisc e Cisvale lançam portal de informações sobre a Covid

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.