Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CORONAVÍRUS

Exército vai às ruas de Santa Cruz para evitar as aglomerações

Militares do 7º BIB foram às ruas no sábado e no domingo para reforçar as orientações sobre distanciamento social e uso de máscaras

Quem passou pelas ruas da zona central de Santa Cruz do Sul no fim de semana deparou-se com uma presença curiosa e rara de se ver nas ruas. Militares do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB) estiveram em diversas praças e outros locais do município, distribuindo panfletos com informações e reforçando as orientações para que a população mantenha o isolamento social sempre que possível e, quando sair de casa, use máscara e fique atenta aos cuidados de higiene.

Nas tardes de sábado e domingo, apesar do sol, temperatura agradável e da bandeira laranja que permaneceu para a região, o movimento nas praças, parques e outros locais onde ocorreram aglomerações nas semanas anteriores foi pequeno.

Havia circulação de pessoas, pais passeando com os filhos e animais de estimação, e outros que saíram para tomar um sol, como o casal José Stoll e Lourdes Graeff. “Não dá para ficar só em casa. Saímos para pegar um sol, mas sempre usando máscara e nos cuidando”, disse o aposentado, de 75 anos.

Publicidade

José e Lourdes saíram para pegar um sol | Foto: Alencar da Rosa

LEIA TAMBÉM
Estudos indicam que crianças têm menos chance de pegar e transmitir coronavírus
Cerca de mil testes são aplicados na primeira etapa da pesquisa do Cisvale

“POPULAÇÃO FOI CORDIAL”

A ação, idealizada pelo Gabinete de Emergências da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, foi prontamente apoiada pelo comandante do 7º BIB, coronel Fernando Barcellos da Rosa, que também é membro do gabinete. “Foi uma ação bastante positiva, até porque a maioria esmagadora da população foi cordial e recebeu de bom grado nossas orientações e materiais informativos”, comentou o coronel.

A fiscalização contemplou todas as praças centrais e pontos nos bairros. Ao todo, 120 soldados participaram da ação. “A gente percebe que a população está cansada de viver todas as restrições da pandemia. A gente entende as pessoas que querem sair para se distrair, no entanto, é importante fazer isso dentro das regras de distanciamento, evitando as aglomerações”, salientou Barcellos.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Brasil tem 2,7 milhões de casos e 93,6 mil mortes por Covid-19

Os trabalhos ocorreram entre 15 e 18 horas, nos dois dias. Um carro de som do Exército também foi às ruas para reforçar as orientações. Desde a divulgação do novo decreto municipal, já em vigor, há previsão de multas para quem for flagrado participando de aglomerações, que variam de R$ 326,00 para quem estiver usando máscara (considerada infração média) até R$ 3.260,00 para quem estiver sem ela (infração grave).

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.