Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Distanciamento Controlado

Expectativa é de nova bandeira vermelha para Santa Cruz

Foto: Alencar da Rosa

Após permanecer por uma semana na bandeira laranja, classificação de risco considerado médio no modelo de distanciamento controlado, a apreensão volta ao Vale do Rio Pardo (Região 28). Com cinco óbitos registrados nos últimos sete dias em decorrência da Covid-19, aumento de 23% no número de novos casos e alta demanda por leitos de UTI, a projeção das autoridades de saúde é que a região receba novamente a bandeira vermelha na atualização desta sexta-feira, 7.

Ao longo da semana, o Vale do Rio Pardo viu sua situação se agravar frente à pandemia. Na última segunda-feira, o Hospital São Sebastião Mártir, de Venâncio Aires, um dos três únicos da R28 que possui Unidade de Terapia Intensiva (UTI), esteve com o setor de pronto-atendimento e emergência lotado, bem como todos os 18 leitos de UTI ocupados.

LEIA MAIS
UTI lotada e falta de medicamentos aumentam preocupação em Venâncio
Demanda por leitos de UTI cresce na região e situação preocupa

Atualmente a situação é bem mais tranquila, com taxa de ocupação por volta de 55%. No entanto, a Capital do Chimarrão registrou o 10º óbito por coronavírus. Trata-se de uma mulher de 89 anos que estava internada desde o dia 29 de julho. Na quarta-feira, Venâncio também havia confirmado uma morte pela doença.

Publicidade

Outro município com situação complicada é Rio Pardo, que confirmou 30 novos casos nesta semana e ainda um óbito – um paciente de 99 anos, com diversas comorbidades e internado no Hospital Regional há cerca de um mês.

Ele faleceu na tarde dessa quinta-feira, 6, aumentando a soma para 11 mortes por Covid-19. Apesar disso, os indicadores têm apresentado melhora, com o número de casos ativos caindo e o de recuperados aumentando. A Prefeitura, contudo, pede que a população não relaxe nos cuidados e continue atenta, a fim de evitar novos contágios.

LEIA MAIS: Rio Pardo registra mais uma morte por Covid-19

Publicidade

Em Santa Cruz do Sul, o cenário não é menos preocupante. O município registrou 66 casos desde o último dia 30 e já soma 466 confirmados. Desses, 140 são considerados ativos e estão em isolamento domiciliar, enquanto outros quatro se encontram internados no Hospital Ana Nery.

Também foram confirmados dois óbitos, um em 31 de julho e outro na última terça-feira, totalizando quatro desde o início da pandemia. Com base nesses indicadores e na situação geral, a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (13ª CRS) acredita que a região será classificada com a bandeira vermelha.

LEIA TAMBÉM
Santa Cruz tem 21 novos casos de Covid-19 nesta quinta
Pesquisa estima que 10,4 mil pessoas na região já foram infectadas pelo coronavírus

Publicidade

Leite define mudanças no modelo de distanciamento

Sofrendo constantes alterações desde que foi lançado, no dia 10 de maio, o modelo de distanciamento social controlado do governo do Estado teve nessa quinta mais uma mudança, anunciada pelo governador Eduardo Leite (PSDB) em pronunciamento nas plataformas digitais. O Rio Grande do Sul, dividido em 20 regiões Covid, teve mais uma adicionada pelo novo decreto estadual, que já está em vigor.

A solicitação dos prefeitos das regiões Carbonífera e Costa Doce já estava em análise pelo Gabinete de Crise há algum tempo e foi atendida nessa quinta, com base na abertura de 40 novos leitos de UTI nos municípios de Guaíba, Camaquã, Charqueadas e São Jerônimo. “Essa região dependia totalmente da rede hospitalar da Região Metropolitana, principalmente de Canoas e Porto Alegre, e agora tem uma capacidade de 40 leitos”, ressaltou Leite, ao justificar a decisão.

Nos próximos dias, mais mudanças podem ser anunciadas pelo Palácio Piratini. Deve ser confirmada a gestão compartilhada do modelo entre o Estado e as associações de municípios, encaminhada nesta semana após reunião com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).

Publicidade

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.