Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Contra a violência

Campanha Máscara Roxa é lançada no Vale do Rio Pardo e Centro-Serra

Todas as farmácias com adesão estão com o selo “Farmácia Amiga das Mulheres” em suas vitrines e portas, que serve para que as vítimas as identifiquem | Foto: Fernando Molina

As 26 cidades de abrangência das associações dos municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e da Centro-Serra (Amcserra), no Rio Grande do Sul, recebem nesta terça-feira, 18, às 10h30, o lançamento da Campanha Máscara Roxa. A iniciativa permite às mulheres vítimas de violência doméstica denunciarem seus agressores em farmácias. A agenda é promovida pelo Comitê Gaúcho ElesPorElas, da ONU Mulheres.

O lançamento será virtual, em uma plataforma de videochamada para reuniões. Participam representantes de órgãos de segurança, governo do Estado, Poder Judiciário, Legislativo e movimentos de mulheres que ajudaram a construir a campanha. Ainda foram convidados proprietários de farmácias, lideranças locais e representações de instituições e da sociedade. A imprensa também poderá participar e terá espaço para perguntas. 

LEIA TAMBÉM: Tele Maria da Penha auxilia vítimas de violência doméstica em meio à pandemia

Publicidade

Como funciona a campanha
Lançada no dia 10 de junho no Rio Grande do Sul, a Campanha Máscara Roxa permite que mulheres vítimas de violência doméstica façam denúncias em farmácias. Ela começou com 600 farmácias, e já são mais de 1.400 unidades de seis redes envolvidas – Associadas, Agafarma, Vida, Preço Mais Popular, Tchê Farmácias e Líder Farma. No Vale do Rio Pardo, 11 dos 14 municípios possuem estabelecimentos participantes. No Centro-Cerra, seis dos 12.

Até o momento, 17 denúncias foram recebidas em farmácias de 15 municípios gaúchos: Bento Gonçalves, Canoas, Capão da Canoa, Capão do Leão, Capela de Santana, Carazinho, Casca, Charqueadas, Pinhal, Porto Alegre, Rio Grande, Santo Antônio da Patrulha, Taquari, Venâncio Aires e Vitória das Missões.

Todas as farmácias com adesão estão com o selo “Farmácia Amiga das Mulheres” em suas vitrines e portas, que serve para que as vítimas as identifiquem. Os atendentes receberam capacitação online para o procedimento e para garantir a segurança da vítima. Ao chegar na farmácia a mulher deve pedir a máscara roxa, que é a senha para que o atendente saiba que se trata de um pedido de ajuda. O profissional dirá que o produto está em falta e pegará alguns dados para avisá-la quando chegar. Após, o atendente da farmácia passará à Polícia Civil as informações coletadas, via WhatsApp, para que o órgão tome as medidas necessárias. 

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Violência doméstica pode aumentar durante isolamento

Edegar Pretto, coordenador do Comitê Gaúcho e da campanha, lembra que qualquer farmácia pode aderir. Segundo ele, o objetivo é envolver também aquelas que não fazem parte de grandes redes, mas que estão em cidades menores. Interessados devem entrar em contato com o Comitê: 51 991993641 ou  [email protected] .

A campanha foi motivada pelo aumento de casos de feminicídios no Estado durante o período de isolamento, decorrente da pandemia do coronavírus. Nos meses de março, abril e maio 28 mulheres foram assassinadas por questões de gênero, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Somente em abril, o aumento foi de 66,7% em relação ao mesmo mês do ano passado. Ao todo, de janeiro a junho deste ano, 51 mulheres morreram vítimas de feminicídio no estado, 166 registraram ocorrência de tentativa de feminicídio e 9.685 registraram ocorrência de agressão com lesão corporal. 

Dos 14 municípios do Vale do Rio Pardo, 11 possuem Farmácias Amigas das Mulheres
Boqueirão do Leão: Agafarma / Farmácias Associadas
Candelária: Rede Vida / Farmácias Associadas
Encruzilhada do Sul: Rede Vida / Agafarma / Farmácias Associadas
Mato Leitão: Farmácias Associadas
Pantano Grande: Farmácias Associadas
Passo do Sobrado: Farmácias Associadas
Rio Pardo: Farmácias Associadas / Agafarma
Santa Cruz do Sul: Rede Vida / Agafarma / Farmácias Associadas
Vale do Sol: Rede Vida
Venâncio Aires: Rede Vida / Farmácias São João / Tchê Farmácias / Farmácias Associadas
Vera Cruz: Rede Vida / Agafarma / Farmácias Associadas

Publicidade

LEIA MAIS: Campanha Máscara Roxa será lançada no Vale do Rio Pardo

Dos 12 municípios da Centro Serra, seis possuem Farmácias Amigas das Mulheres
Arroio do Tigre: Farmácias Associadas / Agafarma
Estrela Velha: Rede Vida
Ibarama: Farmácias Associadas 
Novo Cabrais: Agafarma
Segredo: Farmácias Associadas 
Sobradinho: Farmácias Associadas 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.