Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CORONAVÍRUS

Índices apontam estabilização da pandemia em Santa Cruz

Foto: Alencar da Rosa

Passados quase cinco meses da confirmação do primeiro caso de Covid-19 em Santa Cruz do Sul, o avanço da doença no município finalmente começa a dar sinais de desaceleração. Dados do Observatório do Desenvolvimento Regional (ObservaDR), projeto que integra o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Unisc, mostram que na segunda quinzena de julho e na primeira de agosto, o número de casos confirmados foi semelhante, indicando estabilização. A média de 135 casos a cada 15 dias, entretanto, é considerada alta.

Conforme o professor Silvio Arend, integrante do ObservaDR, o município segue a tendência do Rio Grande do Sul e do Brasil, com o número de casos mantendo-se constante ao longo dos últimos períodos analisados, mas ainda não é possível fazer previsões. “Não temos noção exata de quando será um platô, um achatamento da curva. O que temos hoje a partir da análise das últimas duas quinzenas é uma estabilidade, mas ainda é cedo para analisar isso”, afirma.


LEIA MAIS: Santa Cruz confirma 30 novos casos de Covid-19 nesta quarta

Publicidade

Arend ressalta que alcançar um platô, por si só, não deve ser encarado como uma coisa boa. “É lógico que apontar para algo na faixa de 130 novos casos a cada quinzena é uma estabilidade ruim. Não está explodindo, e isso é importante, mas o número absoluto de novos casos, mantido isso como estabilidade, é algo que preocupa.” O cenário ideal, segundo ele, é que o número de casos apresente uma redução na próxima quinzena em relação às anteriores.

LEIA MAIS: OMS alerta que volta às aulas só pode ocorrer com rastreamento de contatos

A respeito das previsões para o futuro, o professor explica que ainda são necessários mais tempo e dados. “Como isso ainda é recente, começou em abril, qualquer inferência para o futuro é complicada. Não conseguimos projetar um padrão para a frente observando os dados do passado”, destaca. Arend explica, ainda, que para pensar em estabilização da curva e avaliar a situação seriam necessários, pelo menos, mais 60 dias.

Publicidade

Somente neste mês de agosto, Santa Cruz do Sul já contabiliza 218 casos confirmados de Covid-19 e um óbito, ocorrido no dia 14. Existem ainda outros 165 casos considerados ativos da doença, ou seja, que tiveram o diagnóstico confirmado e estão em isolamento domiciliar, além de 129 suspeitos. Nove pacientes estão internados, cinco deles no Hospital Ana Nery e quatro no Hospital Santa Cruz. A taxa de ocupação dos leitos de UTI está em 65%.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.