Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Tentativa de burlar a lei

Em uma semana, cerca de seis pessoas são multadas por dia em Santa Cruz

Foto: Divulgação/Secom

As autoridades estão preocupadas com o aumento no número de denúncias sobre aglomerações de pessoas que não utilizam máscara e desrespeitam os protocolos de distanciamento social. Na semana passada, entre os dias 11 e 18, 52 pessoas foram multadas por promoverem aglomerações. Somente na noite de sábado, 22, sete autos de infração foram feitos, após a fiscalização flagrar um grupo de oito pessoas na Praça Siegfried Heuser. Dessas, seis faziam uso de máscara, uma estava sem e outra, por ser menor de idade, foi encaminhada ao Conselho do Tutelar.

LEIA MAISPrefeitura de Santa Cruz vai multar quem estiver em aglomeração

A multa para quem for pego em aglomeração, com máscara, é de 1 UPM (Unidade Padrão Municipal), o que representa R$ 326,00. No entanto, quem estiver sem proteção deverá pagar um valor bem maior, como explica o coordenador da Guarda Municipal, Estor Luiz Iochims. “É dez vezes mais, em torno de R$ 3.260,00. Tem dez dias para recorrer na Secretaria Municipal de Saúde”, disse.

Publicidade

Segundo Iochims, embora a grande maioria da população esteja atenta às recomendações para evitar a disseminação do coronavírus, alguns insistem em burlar a fiscalização. “É um trabalho muito difícil, pois quando eles percebem que estamos chegando, logo dão jeito de se dispersar ou de colocar a proteção. Eles estão mais rápidos, porque sabem que a atuação está mais rígida.”

LEIA MAIS: Prefeitura já aplicou 46 multas graves por aglomerações em Santa Cruz

O decreto que está em vigor desde 1º de agosto estabelece multas para quem participar de aglomerações. “Cinco ou mais pessoas não coabitantes (que não moram na mesma casa), independente se em locais privados ou públicos, estão sujeitos a multa”, esclareceu Iochims.

Publicidade

Denúncias podem feitas à Vigilância Sanitária, das 8 horas à meia-noite, inclusive sábados e domingos, pelo telefone 99529 3026; e à Guarda Municipal (nas 24 horas), pelo telefone 153. Quem flagrar local com aglomeração também pode entrar em contato com a Brigada Militar pelo 190.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.