Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CAMPANHA

Hemovida tem queda de 20% nas doações de sangue em Santa Cruz

Quantidade é insuficiente para demanda dos hospitais de Santa Cruz do Sul e da região | Foto: Rodrigo Priebe/Divulgação

Com a chegada do novo coronavírus, as doações de sangue diminuíram significativamente. Em Santa Cruz do Sul, o Banco de Sangue Hemovida calcula uma queda de 20% nos últimos meses. A falta dos tipos sanguíneos “O positivo” e “O negativo” mantém a situação em alerta.

A mobilização recente para incentivar a população sobre a necessidade de doar fez a média subir de dez para 15 doações por dia – antes da pandemia, eram 20. Mas a quantidade ainda é insuficiente para atender à demanda dos hospitais de Santa Cruz do Sul e da região.

LEIA MAIS: Hemovida precisa de doações de sangue tipo O

Publicidade

O enfermeiro e um dos responsáveis pelo Banco de Sangue, Cezar Rodrigo Priebe, faz um apelo aos doadores para que continuem comparecendo. “Precisamos de uma média de 30 doadores por dia para manter o estoque abastecido e aumentar a coleta dos tipos ‘O’”, conta. Priebe acredita que um dos principais motivos para a baixa procura está relacionado ao horário de atendimento do Banco de Sangue.

“Atualmente a coleta é feita de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13 horas, e muitas pessoas não conseguem vir porque estão no horário do trabalho. Então, decidimos estender o atendimento para o primeiro sábado do mês, com início no dia 5 de setembro. Neste caso, a coleta será no período da manhã, por agendamento”, explica.

LEIA MAIS: Em formação em Rio Pardo, futuros policiais militares doam sangue

Publicidade

Em meio à pandemia, o Banco de Sangue adotou medidas específicas para garantir a segurança dos doadores. Dentre elas, adaptou o espaço para aumentar a distância entre um doador e outro e intensificou a higienização do ambiente. O uso de máscara de proteção é obrigatório.

A orientação é que antes do deslocamento os voluntários entrem em contato para saber como está a movimentação e, assim, evitem aglomerações e filas. O Hemovida funciona junto ao Hospital Santa Cruz, ao lado da entrada para o Centro de Diagnóstico por Imagem. O telefone para obter informações é o 3056 2103. Para doar é preciso levar um documento oficial com foto.

LEIA TAMBÉM: Ministério da Saúde lança campanha nacional para incentivar doação de sangue

Publicidade

COMO AJUDAR

Para doar é necessário que a pessoa esteja bem de saúde, tenha entre 16 e 69 anos e pese mais de 50 quilos. É importante estar bem alimentado, ter dormido no mínimo seis horas antes da coleta e não ter consumido bebida alcoólica nas últimas 24 horas. Menores de idade, entre 16 e 17 anos, também podem ajudar. Para isso, é necessária a autorização dos pais ou responsáveis.

LEIA MAIS: Ministério da Saúde derruba restrições à doação de sangue por homens gays

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.