Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Nova rotina

Empresários de Santa Cruz comemoram liberação dos bufês

Conforme antecipado na edição dessa segunda-feira, 28, da Gazeta do Sul, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul autorizou os restaurantes do município a retomarem a operação da modalidade de bufê self-service, onde os próprios clientes servem suas refeições. A demanda é antiga entre os empresários do ramo e agora foi finalmente atendida pelo Executivo, que entende já ser possível a flexibilização de algumas regras em função da melhora nos indicadores da Covid-19. A contrapartida exigida é que os clientes utilizem luvas descartáveis para manusear os talheres – regra que já está motivando reclamações.

O serviço de bufê ficou proibido entre março e o começo de junho, quando os estabelecimentos podiam oferecer somente os formatos de prato feito e retirada no balcão. No dia 4 de junho foi autorizada a modalidade de bufê servido, onde o cliente podia escolher os alimentos mas quem ficava responsável por servir o prato era um funcionário do local. Com a volta do formato mais tradicional e procurado, os empresários do ramo de alimentação comemoram o início de uma possível retomada.

LEIA MAIS: Restaurantes voltam ao bufê na forma tradicional

Publicidade

O comerciante Jair Ghiel, proprietário do restaurante Berlim, diz que essa é uma oportunidade para recomeçar e tentar sair do vermelho. “Todo esse período que trabalhamos foi só para manter a atividade, não tem como ganhar dinheiro do jeito que estava”, afirma. Segundo ele, o fato de ter o prato servido não agrada a muitas pessoas. “O cliente quer olhar a comida, ele quer ver o cardápio. Como temos de servir os pratos na cozinha, muita gente fica na dúvida e muitos nem saem para almoçar”, acrescenta. Além da praticidade para o cliente, o trabalho no restaurante acaba sendo facilitado e envolve menos funcionários.

A visão é compartilhada por Eloísa Terezinha Frantz, proprietária do restaurante Rancho Grande, em relação às pessoas não gostarem de ter a refeição servida por outra pessoa. Apesar de também comemorar a volta do formato que mais movimenta seu estabelecimento, ela questiona a necessidade da utilização das luvas, prática que não é exigida em lojas, supermercados e farmácias. Além disso, o custo calculado de oferecer uma luva para cada cliente é de aproximadamente R$ 100,00 por dia. Os dois estabelecimentos já voltam a oferecer o bufê self-service nesta terça-feira, 29.

LEIA MAIS: Novo decreto possibilita atendimento de restaurantes à noite em Santa Cruz

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.