Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Iluminação pública

Começa a instalação de novas lâmpadas em Santa Cruz do Sul

Foto: Divulgação/Secom

Lâmpadas serão instaladas no Centro e bairros

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul, por meio da Secretaria de Transportes, Serviços e Mobilidade Urbana, começou nesta semana a instalação de novas luminárias com lâmpadas de LED na Avenida Oscar Jost, nas proximidades do Acesso Grasel. No total serão instalados cerca de 2,5 mil novos equipamentos no Centro e nos bairros.

A iniciativa integra o Programa Cidade Mais Iluminada, com investimentos de R$ 3 milhões – sem contrapartida do Município – por meio do Finisa Caixa Ilumina. Em razão da pandemia, segundo a Prefeitura, houve uma demora na entrega dos equipamentos e por isso o serviço acabou atrasando.

Um cronograma para instalação dos equipamentos está sendo elaborado pela secretaria e dentro desse planejamento deverão ser privilegiados pontos de maior fluxo de pessoas e tráfego de veículos, priorizando o aspecto da segurança pública.

Publicidade

LEIA MAIS
Revitalização do Acesso Grasel está concluída
Prefeitura recebe caminhão para reforçar trabalho na iluminação pública


Segundo a Prefeitura, a substituição do sistema oferece vantagens em termos de durabilidade, economia, segurança e preservação do meio ambiente. Como não possui metais pesados, como chumbo e mercúrio na composição, não há necessidade de descarte especial, como ocorre com as lâmpadas fluorescentes.

Já a redução nos custos com manutenção é considerável, uma vez que as lâmpadas LED são 30% a 50% mais eficientes que as convencionais, como destacou a Administração Municipal. Enquanto as comuns têm durabilidade de um ano, as LED têm expectativa de vida útil de cinco anos.

Publicidade

Desde que teve início o Programa Cidade Mais Iluminada, em maio de 2019, a Prefeitura efetuou, com recursos próprios, a instalação de centenas de novas lâmpadas em vias de grande tráfego e entorno de postos, hospitais, escolas, praças, paradas de ônibus e outros pontos de Santa Cruz.

LEIA TAMBÉM
Com ciclovia e iluminação moderna, Rua Victor Frederico Baumhardt está renovada
Prefeitura conclui instalação das piscinas no Bairro Bom Jesus
O novo normal é investir no bem-estar em casa

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.