Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Agricultura

Expectativas são otimistas para a nova safra de milho

Embora preços tenham melhorado, área com milho será menor no Vale do Rio Pardo

Depois da estiagem prolongada que castigou o Sul do Brasil no primeiro semestre deste ano, a agricultura mostra bons sinais de recuperação. A exemplo do que ocorre com outras culturas, como arroz, trigo e, especialmente, a soja, o milho também tem sido vendido por preço recorde no mercado nacional, com a saca de 60 quilos alcançando mais R$ 60,00, dependendo do local de comercialização. Na região do Vale do Rio Pardo, nas propriedades que plantaram o milho antes do tabaco, as plantas agora se encontram em fase de desenvolvimento vegetativo.

Conforme o extensionista rural da Emater/RS-Ascar de Soledade, Josemar Parise, para os produtores que plantaram “no cedo”, entre agosto e o começo de setembro, as lavouras estão se desenvolvendo normalmente, e ainda não entraram em floração, apesar da falta de chuva nas duas últimas semanas. “De maneira geral, o ideal são chuvas regulares, semanais. A última precipitação na região foi em 5 de outubro e, no momento, o quadro ainda é de normalidade. Não dá para dizer que estão ocorrendo perdas pela falta de chuva”, destaca.

LEIA MAIS: Aumentos da demanda e do dólar fazem preço da soja disparar

Publicidade


Parise explica que conforme o ciclo avança e as plantas entram nas fases de florescimento e enchimento de grãos a necessidade de água aumenta. O solo ainda possui uma umidade satisfatória; porém, é importante o retorno da chuva. O melhor cenário seria a ocorrência de precipitações semanais entre 20 e 30 milímetros.

No chamado baixo Vale do Rio Pardo, que compreende a faixa de municípios entre Candelária e Encruzilhada do Sul, a área de milho plantada deve ficar ao redor de 80 mil hectares. O período varia, com cerca de metade dos produtores plantando cedo, antes do tabaco, e a outra metade na resteva, a chamada safrinha.

Com o grão em valor recorde no mercado e previsão de que se mantenha alto pelos próximos meses, a Emater/RS-Ascar trabalha junto aos agricultores a questão do manejo correto da área de cultivo. “É importante que o solo tenha um bom perfil, boa adubação e estrutura. Um solo que permite a penetração mais profunda das raízes dá mais estabilidade à produção, que sofre menos com os efeitos das estiagens”, salienta. Sobretudo neste ano, com os preços favoráveis, os agricultores devem ter bons resultados.

Publicidade

Área plantada

Apesar do preço recorde do milho, a área cultivada com o grão no baixo Vale do Rio Pardo deve ser menor do que a da última safra. A explicação está justamente na valorização de outras culturas no mercado nacional. Muitos produtores que antes plantavam o milho, seja cedo ou na safrinha, agora têm optado pela soja devido ao valor do preço da saca, que ultrapassa os R$ 150,00. Como a cultura da soja exige maior extensão de terra e maquinário apropriado para o plantio e a colheita, as lavouras são mais comuns em Encruzilhada do Sul, Pantano Grande e Rio Pardo.

LEIA TAMBÉM: Tarifas de importação da soja e do milho também devem ser zeradas

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.