Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Poliomelite

Menos da metade das crianças já tomou a vacina em Santa Cruz

Vacinação contra a pólio segue até o dia 30 deste mês. Em Santa Cruz do Sul, o índice de imunização está em apenas 45,09%

Mesmo com o Dia D de vacinação realizado no último sábado, 17, a busca pela vacina contra a poliomielite segue baixa no Vale do Rio Pardo. Das 14.971 crianças que precisam ser imunizadas, apenas 6.244 receberam as doses, o que corresponde a 41,71%. Em Santa Cruz do Sul, a situação não é diferente e o número também está muito abaixo do esperado – da meta de 5.531 crianças que devem ser imunizadas, só 2.494 receberam a dose. A cobertura vacinal é de 45,09%.

Segundo uma das responsáveis pelo setor de imunizações da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (13ª CRS), Jaqueline Thier Müller, embora tenha havido melhora nos números com a mobilização no último sábado, o número de crianças vacinadas ainda está muito aquém do esperado. “O que mais nos preocupa é que apenas três municípios atingiram a meta de 50% de cobertura vacinal, e temos somente mais duas semanas de campanha. Não conseguimos atingir nem mesmo a metade da meta da 13ª CRS, que é de 95%”, comentou.

LEIA MAIS: Mais de 900 crianças são vacinadas contra a poliomielite

Publicidade


Segundo Jaqueline, a queda na cobertura está sendo avaliada como reflexo da pandemia. “Muitas pessoas estão com medo de levar seus filhos para se vacinar, devido ao risco de contrair o coronavírus. No entanto, os municípios estão se organizando, montando estratégias em suas unidades de saúde para receber essas crianças da melhor forma e sem aglomeração. Contamos com a colaboração de todos, pois a dose vai estar disponível somente até o dia 30 e a vacinação é a única forma eficaz de prevenir a doença”, enfatizou.

A depender do esquema vacinal registrado na caderneta, a criança poderá receber a Vacina Oral Poliomielite (VOP), que é a dose de reforço ou dose extra, destinada para aqueles que já receberam as três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP); ou a VIP, que é a dose de rotina ministrada em bebês com até 1 ano de idade.


A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite teve início em 28 de setembro e segue até o dia 30 deste mês é voltada a crianças entre 12 meses e menores de 5 anos (até 4 anos, 11 meses e 29 dias). Nesse período, também ocorre a Campanha Nacional de Multivacinação, cujo público-alvo são as crianças e adolescentes menores de 15 anos. O objetivo é analisar se o esquema de vacinação desse grupo está completo. Se alguma estiver em falta, ela será aplicada.

Publicidade

LEIA MAIS: Postos de Santa Cruz abrem neste sábado para vacinação contra a pólio

A doença

A poliomielite, conhecida também como paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus. Ele pode infectar crianças e adultos e, em casos graves, pode levar a paralisias musculares, em geral nos membros inferiores, ou até mesmo à morte. A vacinação é a única forma de prevenção. No Brasil, o último caso de infecção pelo poliovírus selvagem aconteceu em 1989, na cidade de Souza, na Paraíba.

Publicidade

Fonte: Agência Brasil

LEIA MAIS: Campanha de vacinação contra a poliomielite começa nesta segunda

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.