Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Região

Baixa adesão à Consulta Popular pode deixar municípios sem recursos

Esta terça-feira, 3, é o último dia para eleger as prioridades regionais da Consulta Popular 2020/2021. A baixa adesão ao processo pode colocar em risco o repasse de recursos para alguns municípios do Vale do Rio Pardo, que ainda não alcançaram o índice mínimo exigido, de 2% dos eleitores.

Até o fim da tarde dessa segunda-feira, 2, Santa Cruz havia contabilizado 2.457 votos dos 103.396 eleitores aptos a fazer as indicações. Com isso, atingiu o percentual de 2,38% dos votos necessários para ter acesso aos recursos do Estado. A meta era mobilizar no mínimo 2.068 eleitores, o que corresponde a 2% do eleitorado.

LEIA MAIS: Seis municípios da região ainda não atingiram índice mínimo na Consulta Popular

Publicidade

Organizado pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, o processo teve início em outubro e conta com 96 projetos para votação. No Vale do Rio Pardo são três, todos voltados à área agrícola: combate ao êxodo rural, produção, industrialização e comercialização da agricultura familiar e agroecologia.

Segundo o presidente do Conselho Municipal do Desenvolvimento (Comude), Paulo Mans, a baixa participação na região ainda preocupa. “Caso algum dos municípios não consiga atingir 2% do seu eleitorado, não receberá os recursos do governo que são tão importantes para seu desenvolvimento”, explica.

LEIA MAIS: Votação da Consulta Popular começa nesta segunda: veja como participar

Publicidade

Dos 23 municípios integrantes do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP), cinco ainda precisam atingir o mínimo de 2%. São eles: Encruzilhada do Sul (1,13%), General Câmara (1,58%), Passo do Sobrado (1,73%), Rio Pardo (1,26%) e Venâncio Aires (0,91%).

O tradicional pleito, organizado desde 1998 no Estado, neste ano contou com novidades em relação às edições anteriores. Além da votação em um período maior de tempo – foi iniciada no dia 26 de outubro –, o processo foi totalmente online.

A votação da Consulta Popular 2020/2021 irá contemplar 28 regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) com R$ 20 milhões. Destes, R$ 10 milhões estão previstos para o ano que vem e o restante em 2022, de acordo com a situação financeira do governo do Estado.

Publicidade

LEIA MAIS: Veja quantos votos cada município precisa para receber recursos da Consulta Popular

Para entender

Embora sejam três projetos no Vale do Rio Pardo, o cidadão deverá escolher apenas um. Dos dois melhores votados, um será contemplado no orçamento do próximo ano e o outro somente em 2022, conforme Paulo Mans. “Diferentemente de anos anteriores, em que tínhamos várias propostas de outras áreas para votar, nesta nova etapa é apenas um voto em um projeto”, enfatiza.

Como participar

Pelo site: www.consultapopular.rs.gov.br.

Publicidade

Por SMS (gratuito), para o número 29634 com a mensagem: RSVOTO#títulodeeleitor#nº do projeto (sem espaços). Exemplo: RSVOTO#99999999#4+

Em ambas as modalidades, a votação vai até as 23h59 desta terça-feira.

LEIA TAMBÉM: Treze municípios da região já atingiram o mínimo de votos para acessar recursos

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.