Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

REGIÃO

Museu de Venâncio Aires capta recursos para manutenção e catalogação

Museu tem 26 anos de atividades. Atualmente está fechado em razão da pandemia

O Núcleo de Cultura de Venâncio Aires (Nucva) busca recursos para manter o funcionamento do museu do município e viabilizar a catalogação do acervo. O projeto de captação, através da Lei Rouanet, permite que pessoas físicas doem 6% e pessoas jurídicas doem 4% do seu Imposto de Renda à instituição até o dia 28 de dezembro.

O museu, que tem 26 anos, está fechado por causa da pandemia e não deve reabrir neste ano, segundo o tesoureiro do Nucva, Flávio Seibt. “Tivemos que fechar desde março e estamos com a equipe de quatro funcionários trabalhando na catalogação do arquivo histórico. Estão organizando documento, fotografias, e esse trabalho se encerra em 31 de dezembro”, afirma. O trabalho chegou a envolver dez funcionários e já é realizado há cinco anos, com as verbas captadas. Para que a continuação do projeto seja possível em 2021 e 2022, o núcleo precisa arrecadar cerca de R$ 300 mil.

LEIA TAMBÉM: Martha Medeiros será a patrona da Feira do Livro de Venâncio Aires

Publicidade

Após a organização de documentos históricos, equipe atuará na hemeroteca e discoteca


A próxima fase do projeto será a organização e catalogação da hemeroteca, que possui jornais, revistas e outros periódicos, além da discoteca, o setor de músicas e filmes do acervo. O projeto deve ser executado em dois anos. No momento, as verbas obtidas pelo Núcleo de Cultura vêm da locação de dois espaços comerciais ocupados por lojas, que não são suficientes para manter a estrutura de 1.328 metros quadrados.

Seibt aponta que a destinação pode ser feita de qualquer município e não é restrita a pessoas ou empresas de Venâncio Aires. “Pode fazer a doação depositando pelo Banco do Brasil, identificando o doador pelo CPF ou CNPJ, e deve ser comunicada ao Núcleo de Cultura, que providenciará a remessa do recibo que vem do Ministério da Cultura”, explicou. A doação é descontada do pagamento do IR. “É muito interessante que esse valor fique aqui no Estado”, frisou Seibt.

Como ajudar

Publicidade

Interessados em colaborar com o Museu de Venâncio Aires podem fazer doações através de depósito ou transferência bancária pelo Banco do Brasil, na conta-corrente 95.796-8, Agência 0672-6. Pessoas físicas podem descontar 100% da doação, dentro dos limites de 6% do Imposto de Renda a pagar. Pessoa jurídica com CNPJ pode doar até 4%. Informações podem ser obtidas pelos contatos (51) 99188 3172 (WhatsApp) ou com o Núcleo de Cultura de Venâncio Aires (Nucva) pelo telefone (51) 3741 5713. Moradores da região também podem contribuir com o acervo realizando doações de itens históricos. A única restrição no momento é para peças muito grandes, em virtude do espaço limitado.

LEIA TAMBÉM: Visita virtual a museus rende releituras de obras clássicas

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.