Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Saiba onde e quando procurar atendimento em caso de sintomas da Covid-19

Foto: Alencar da Rosa

Desde o começo de outubro, quando a Prefeitura de Santa Cruz do Sul desativou o Hospital de Campanha e reduziu o horário de atendimento do Ambulatório que funciona no Ginásio Poliesportivo, junto ao parque da Oktoberfest, muitas pessoas têm dúvidas quanto aos locais e horários para procurar atendimento em caso de sintomas compatíveis com a Covid-19.

Segundo Clauceane Vanzke Zell, coordenadora médica da Secretaria Municipal de Saúde e do Ambulatório de Campanha, os locais que devem ser procurados variam conforme a intensidade dos sintomas apresentados por cada paciente. De modo geral, em caso de sinais como tosse, febre, dor de cabeça, dor de garganta, coriza e perda de olfato ou paladar, a orientação é procurar a Unidade Básica de Saúde (posto) mais próxima da residência ou o Ambulatório de Campanha, se a pessoa puder se deslocar e preferir um lugar onde são atendidas somente pessoas com essas mesmas queixas.

LEIA TAMBÉM: Região quer reativar leitos de UTI para pacientes com Covid-19

Publicidade


O plantão dos hospitais ou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) só devem ser procurados em situação de dificuldade para respirar. Nos demais casos, a população deve se dirigir ao Ambulatório ou ao posto de saúde do bairro. Se estes já estiverem fora do horário de funcionamento, a orientação é tomar os devidos cuidados de proteção e procurar atendimento no dia seguinte.

Em relação aos sintomas, qualquer pessoa com qualquer queixa respiratória deve procurar os serviços de saúde, para que seja testada e isolada. Todos os atendidos recebem o atestado médico para afastamento do trabalho até a chegada dos exames ou término da quarentena.

Clauceane destaca que todas as pessoas com dois ou mais sintomas respiratórios que procuram os locais de atendimento são testadas. O tipo de teste aplicado varia conforme o tempo que o paciente apresenta sintomas. O RT-PCR é aplicado logo nos primeiros dias da infecção, e o teste rápido em situações nas quais o indivíduo demorou mais de dez dias para buscar ajuda médica.

Publicidade

O Ambulatório de Campanha funciona das 7 horas às 19 horas todos os dias da semana, enquanto os postos funcionam das 8 às 11h45 e das 13 às 17 horas de segunda a sexta-feira.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.